A cirurgia da calvície, é uma das que teve o maior progresso nos últimos 20 anos.

Anteriormente consistia em tirar pequenas ilhas circulares de tecido do couro cabeludo da região posterior da cabeça, onde estão os fios que não têm a mensagem genética para cair precocemente. Estas ilhas, de 2, 3, ou 4 mm. de diâmetro eram transplantadas para a região calva.

Embora houvesse eficiência no crescimento dos cabelos, as ilhas circulares e com limites muito definidos davam um aspecto pouco natural, lembrando os ditos “cabelos de bonecas”.

Transplante capilar: desenho das micro ilhas onde é importante preservar os bulbos pilosos. Preserva-se de um a quatro por ilha, para que sejam transplantados. Preferencialmente da zona pilosa da região posterior, onde o cabelo não cai, e da zona doadora.

A técnica evoluiu bastante depois que, em vez de se retirar ilhas da área de cabelo bom, passamos a retirar micro-ilhas: uma faixa de tecido com cabelo que, levada ao microscópio é separada em centenas de micro- ilhas com 1 , 2 ou 3 bulbos pilosos em cada uma. As micro-ilhas são colocadas na área receptora através de mínimos furos feitos por uma agulha.

Assim os resultados são, pode-se dizer, muito naturais, quase perfeitos. Os cabelos transplantados “pegam” em grande percentagem, crescem naturalmente, aos três meses de pós-operatório já podem ser penteados e aos 6 meses, cortados. Isto tudo somado à vantagem de que estes fios não tem tendência a cair, podendo permanecer por praticamente toda a vida.

É uma cirurgia geralmente realizada sob anestesia local e, na maioria das vezes, com alta no mesmo dia.

Seu maior inconveniente talvez sejam os custos pois, embora seja de baixo risco, dependendo do caso demanda várias horas de utilização do Centro Cirúrgico.

Cirurgia reparadora do couro cabeludo. Um difícil caso de alopecia pós queimadura. Foi planejada uma ilha de tecidos pilosos na região posterior da cabeça, que após quatro cambalhotas chegará à região frontal, criando uma nova linha de implantação de cabelos. O cabelo crescerá abundantemente cobrindo a calvície residual posterior ao retalho.