Trata-se de um medicamento que tem a capacidade de paralisar temporariamente os músculos. Se aplicados nos músculos da mímica facial atenuará as rugas de expressão indesejáveis.

Sua aplicação mais indicada são as rugas da testa e os pés de galinha nas laterais das pálpebras, embora possa ser aplicado seletivamente em outras regiões.

Os resultados são muito bons embora só durem por volta de 6 meses, quando se deve que fazer nova aplicação.

É um procedimento ambulatorial.

O uso da Toxina Botulínica diminuiu o tamanho das cirurgias de face. Por exemplo, são raros os casos em que se deve operar a testa (região frontal) pois, analisando-se a relação de custo benefício, as vezes é melhor lançar mão periodicamente da Toxina Botulínica nesta região.

Tem também suas indicações para paralisias parciais unilaterais, para corrigir pequenas assimetrias, de grupos musculares mais prevalente que os contra laterais.

É bom lembrar que a cirurgia plástica da face, por exemplo, não consegue tratar as rugas finas. Estas são tratadas com procedimento complementares por preenchimento desta rugas finas (lábios, canto da boca, outras), ou ainda pela paralisia seletiva e parcial dos músculos que a produzem: músculo orbicular das pálpebras para os pés de galinha, músculos frontal, prócero e corrugador, para as rugas da testa e entre as sombrancelhas.

Deve-se estar sempre atento para usar-se produtos sabidamente registrados e de boa procedência.