Main Menu

Hospital Daher apresentou: Retrospectiva de Leonardo Bianchetti PDF Print E-mail
Wednesday, 07 December 2011 14:05

 

No dia 1º de dezembro, o Espaço Cultural Hospital Daher recebeu uma coletânea de obras do artista plástico Leonardo Bianchetti. O artista utiliza a técnica de acrílico em verniz fosco sobre tela para retratar imagens da vida cotidiana. A força gráfica de seu trabalho prevalece sobre os elementos pictóricos, e a caligrafia da assinatura está incorporada como elemento plástico.

A linguagem das obras é contemporânea e as pinturas retratam o dia a dia a partir das informações da mídia, como por exemplo, fotografias. O artista recria estas informações como imagens, dando uma dimensão semelhante a de um outdoor em duas perspectivas: uma de perto, abstrata e outra de longe, figurativa.

“Utilizo a experiência de artista gráfico e arquiteto para registrar cenas e imagens da iconografia contemporânea. O repertório de “imagens” é extraído da mídia impressa – cultura de massa, submetidos a uma transformação gráfica, onde são reorganizadas e apresentadas com um novo campo visual”, explica Bianchetti.

Natural de Porto Alegre, Leonardo Bianchetti, de 53 anos, mora em Brasília desde 62. É arquiteto e artista plástico. Formou-se em Arquitetura pela UNB em 81 e é artista autodidata. Desde 88 trabalha no Escritório Oscar Niemeyer – Brasília como arquiteto colaborador. Em 70, trabalhou com outros jovens artistas na equipe do artista plástico Glênio Bianchetti na realização do painel da Produção Agrícola– Brasília CFP (Comissão Financiamento da Produção-Ministério da Agricultura-Brasília). Paralelamente à atividade de arquiteto, trabalha com artes gráficas e pintura desde 75. Indicado pelo artista plástico Athos Bulcão, em 2006 restaura o painel do Salão Social do Hotel Brasília Palace em Brasília (Obra Original de59).

Esta é a primeira vez que o artista expõe suas obras e um hospital e sensibilizou-se com esta iniciativa. “A ideia é muito bacana, pois este espaço cultural atua como uma terapia para a pessoa que está internada e tira o foco da doença. Além disso, é muito legal esta proposta, porque atrai a comunidade para conhecer o espaço, propagando assim a cultura e divulgando os trabalhos dos artistas”, afirma Leonardo.

A mostra está disponível no Espaço Cultural Hospital Daher, localizado no Lago Sul, na SHIS QI 07, das 7hàs 21h, do dia 1º de dezembro de 2011 até o dia 14 de janeiro de 2012.

Serviço:


Exposição: Retrospectiva de Leonardo Bianchetti

Quando: de 01/12/11 até 14/01/12

Informações: (61) 3213-4926