Homens e mulheres com maiores redes de amigos são mais felizes na meia-idade, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Epidemiology and Community Health.
A pesquisa revela ainda que a rede familiar é mais importante para a felicidade dos homens do que das mulheres.
A equipe, liderada por Noriko Cable, da University College London, no Reino Unido, acompanhou mais de 6.500 britânicos nascidos em 1958 e recolheu informações aos 42, 45 e 50 anos de idade.
Aos 42 anos, os participantes completaram um questionário para avaliar seu bem-estar psicológico e forneceram detalhes sobre amizades e status de trabalho.
Comparados com aqueles com 10 ou mais contatos regulares, pequenas redes de amigos na idade de 45 anos estavam associados a níveis significativamente mais baixos de bem-estar psicológico para ambos os sexos.
Os dados foram consistentes independentemente de os participantes terem um parceiro ou trabalho.
Bem-estar psicológico também foi influenciado pelo tamanho das redes familiar, embora em menor grau do que amizade, mas apenas para os homens.
O bem-estar psicológico foi especialmente ruim entre aqueles sem parentes ou amigos. Entre os homens o bem-estar era de 2,3 pontos menor se eles não tinham parentes e 2,6 pontos menor se eles não tinha amigos em comparação com aqueles com 10 ou mais contatos sociais regulares.
Para as mulheres, a falta de amigos teve um impacto ainda maior sobre o bem-estar. Este foi de 4 pontos a menos se não tinha amigos. Mas a falta de parentes não teve impacto emocional.
Fonte: Isaúde – 26/08/12
]]>