Hiperidrose: suor excessivo que atinge axilas, mãos e pés

Por suarem excessivamente, os portadores da hiperidrose tentam esconder o problema e acabam muitas vezes agravando a situação. A ansiedade e o nervosismo podem ser fatores emocionais que aumentam a transpiração. “O incômodo causado pela sudorese excessiva pode trazer ainda mais tensão ao paciente, piorando seu quadro e trazendo dificuldades de relacionamento, ou até mesmo, prejudicar o desempenho profissional. Por sentir vergonha, muitas vezes a pessoa deixa de ser sociável, comportamento que é comum quando a hiperidrose atinge mãos, axilas e pés”, afirma o médico.

O tratamento da hiperidrose pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico consiste no uso de medicações: desodorantes específicos, antibióticos, sabonetes – e ainda, pode utilizada aplicação de toxinas botulínicas como BOTOX® e Dysport. Em casos mais específicos, pode ser indicada uma cirurgia para a retirada da glândula sudorípara, através da simpatectomia (retirada dos nervos responsáveis pelo estímulo à sudorese).

Segundo o Dr. Cristiano Velasco, médico do Departamento de Laser e Dermatologia Daher, o resultado do uso de medicações tem pouca eficácia. Sendo a aplicação da toxina botulínica uma boa opção terapêutica. “A aplicação de toxina para hiperidrose dura de seis a 12 meses, mostrando um resultado mais eficaz, diferente do uso de medicações tópicas que tem a duração de no máximo três meses”, explica o médico.

O Centro de Estudos do Hospital Daher, iniciará em 2012 um estudo sobre hiperidrose, sob supervisão do Dr. José Carlos Daher, Dra. Cibele Caminha Tokarski e Dr. Cristiano Velasco. A pesquisa envolverá, em torno de dez pacientes com hiperidrose que serão acompanhados durante e dois anos após o término do tratamento. Este estudo visa comprovar os resultados com essa nova alternativa terapêutica, definir o tempo de duração e métodos adequados.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Substância presente no cérebro faz desejo por chocolates aumentar
Próximo post
Estresse, química e genética podem provocar alterações nos cabelos

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu