Música pode ajudar a desenvolver capacidade de atenção e de memória visual

 Ser um bom músico, desses de alta performance, exige muito esforço. Mas o trabalho compensa. Você sabia que o cérebro dessas pessoas apresenta diferenças estruturais e funcionais, fato já constatado por diversos estudos? E que o treinamento prolongado e intensivo desses artistas proporciona vantagens cognitivas em outras áreas, como a do processamento visual? Pois tudo é verdade, e ficou mais uma vez comprovado em pesquisa realizada pela bióloga Ana Carolina Oliveira e Rodrigues, no Programa de Pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que defendeu a tese Efeito do treinamento musical em capacidades cognitivas visuais: atenção e memória. O trabalho contou com orientação do professor Paulo Caramelli, da Faculdade de Medicina da UFMG, e co-orientação do professor Maurício Loureiro, da Escola de Música. Os dados do estudo de Ana Carolina foram apresentados recentemente durante o 6º Simpósio de Neurociências da UFMG e mostram que os músicos são, nesse aspecto, realmente privilegiados. “Os resultados obtidos em nossa pesquisa sugerem principalmente maior capacidade de atenção visual em diferentes modalidades (seletiva, dividida e sustentada) em músicos em relação a pessoas não músicas”, diz Ana Carolina, ressaltando que isso pode indicar a existência de efeito positivo do treinamento musical prolongado em uma capacidade cognitiva não musical. 

Fonte: Correio Braziliense, 27 de outubro de 2012

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Mulheres que abandonam o cigarro podem estender expectativa de vida
Próximo post
Estudo relaciona refrigerantes a maior risco de AVC

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu