Café pode prevenir doenças do coração e depressão

Tomar aquele cafezinho nos intervalos das atividades, seja para despertar, para afastar o cansaço do corpo ou só para sentir aquele gostinho quente que acalma e satisfaz, se tornou um hábito entre as pessoas. Poucos sabem que esta bebida é muito rica em minerais (cálcio, ferro e zinco) e contem vitamina B (niacina), o que contribui para a prevenção de algumas doenças.

Além de reduzir o colesterol ruim, o café previne e combate doenças do coração, reduz o risco do mal de parkinson, protege contra o diabetes e auxilia na prevenção de câncer de cólon e reto. “O liquido contribui, também, para a prevenção da depressão e suas consequências (tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas e suicídio)”, afirma Flávia Ribeiro, nutricionista do Hospital Daher.

Estudos apontam que a ingestão do café é benéfica à saúde. De acordo com pesquisas apresentadas na 16º edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia, o café é um dos líquidos mais benéficos à saúde. “O café contém ácido clorogênico e ácido cafeico, ou seja, antioxidantes naturais. Por conter vitamina B, estimula a atenção, a concentração, a memória e o aprendizado”, afirma a nutricionista.

Quando consumido em excesso, o café pode causar problemas no sistema nervoso como: sinais de confusão mental, ansiedade, nervosismo e tremores musculares. “Vale ressaltar que a suspensão súbita de cafeína, mesmo que em doses moderadas pode levar à abstinência, causando depressão, náuseas, vômitos e diminuição da concentração”, alerta Flávia. Por isso, a quantidade ideal a ser consumido não deve passar de três xícaras diárias de café, pois a cafeína em doses moderadas contribui para um ótimo rendimento físico e mental.

Outro alimento benéfico à saúde é o café com leite, uma mistura popular que na dose certa e moderada faz muito bem, pois não estimula a obesidade e ainda contém cálcio e vitaminas. “Além do cálcio, o café com leite proporciona a saúde humana, vitaminas e nutrientes, ou seja, a ingestão dessa mistura se torna mais benéfica do que só o café puro”, conclui a nutricionista.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Hospital Daher participa da 3º edição do Acredita Minas
Próximo post
Cirurgia bariátrica é uma das soluções para tratar a obesidade mórbida

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu