Ansiedade e preocupação favorecem a má qualidade do sono

Ter uma ótima noite de sono é indispensável para todos. Mas, o que tem se tornando comum é a dificuldade em se ter uma boa noite de sono. Uma noite mal dormida pode atrapalhar o desempenho das pessoas no âmbito profissional e pessoal, além de favorecer o surgimento de problemas de saúde, como por exemplo, o distúrbio do sono. Por isso, dormir bem é de suma importância para o bem-estar e saúde do corpo.

Insônia, roncos, apneia do sono (interrupção momentânea da respiração), narcolepsia (sonolência excessiva), entre outros, são considerados distúrbios do sono, pois todos são caracterizados pela dificuldade em dormir, que leva a diminuição da eficiência do sono. Outro fator que influencia nos distúrbios do sono é a obesidade. “O distúrbio do sono está relacionado com a pessoa que não consegue dormir bem, causando um desconforto no dia seguinte, com uma sonolência ou até mesmo cansaço durante o dia”, disse o otorrinolaringologista e especialista em distúrbio do sono, Marcus da Silva Barros, do Hospital Daher.

Fatores como o excesso de atividades ao longo do dia, estresse, ansiedade, preocupações do dia a dia e a depressão favorecem a má qualidade do sono. O avanço da tecnologia, também é um fator favorável e causador do distúrbio, pois algumas pessoas tornam-se dependentes do mundo tecnológico e acabam alterando o sono devido ao excesso de horas que passam utilizando os diversos aparelhos de comunicação da atualidade: tablets, palmtops, notebooks, dentre outros, levando a um atraso na fase do sono.

Os distúrbios do sono devem ser tratados apenas após uma avaliação médica. “O paciente deve procurar um especialista para identificar as causas e depois de diagnosticado começar o tratamento. O uso de medicamentos vai depender do quadro clinico do paciente”, afirma o otorrinolaringologista.

A higiene do sono é importante para dormir bem, isso significa desligar-se psicologicamente dos compromissos e preocupações do dia a dia. Antes de dormir, deve-se evitar a ingestão de alimentos energéticos como café, e é fundamental criar um ambiente tranquilo e propício ao relaxamento da mente e corpo.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Cirurgia bariátrica é uma das soluções para tratar a obesidade mórbida
Próximo post
Estria: um mal que pode ser prevenido

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu