Apneia do sono favorece o infarto, doenças do coração e AVC

Dormir bem significa manter-se saudável e disposto ao longo do dia. Para muitos, dormir é um problema, pois com as dificuldades e o estresse do dia a dia, o sono acaba sendo prejudicado, causando o surgimento de doenças, como a apneia do sono.

Um distúrbio do sono que é mais comum entre os homens, a apneia é  uma parada respiratória que ocorre durante o sono e dura mais de 10 segundos. Isto acontece devido a dificuldade da passagem do ar para os pulmões. “A apneia do sono é um problema multifatorial. Na maioria das vezes, pacientes com apneia são obesos, e por serem obesos há dificuldade na respiração”, explica o médico especialista em distúrbios do sono e otorrinolaringologista, Dr. Marcus José.

Sonolência excessiva no período da tarde, cansaço, irritabilidade, estresse, diminuição da memória e concentração são alguns dos sintomas da apnéia do sono. “Um dos primeiros sinais que a doença apresenta é aquele em que o paciente sofre com a sonolência excessiva diurna, ou seja, ele pensa que dormiu durante a noite quando na verdade ele lutou a noite toda para dormir, resultando no cansaço no dia seguinte”, afirma.

Além do mal-estar causado, a apneia favorece o surgimento de outras doenças, tais como: infarto, doenças coronarianas e acidente vascular cerebral.  O diagnostico deste distúrbio é feito pela polissonografia (exame do sono). Uma vez diagnosticado, o paciente deverá fazer um tratamento clinico, caso seja obeso. “Se o paciente for obeso, o tratamento acontece, inicialmente, através da perda do peso. Em geral, o tratamento ocorre através da utilização de um aparelho (CPAP) que concede ao paciente uma respiração continua durante todo o período do sono”, disse o especialista em distúrbios do sono. Não existem medicamentos para tratar a apneia.

Para evitar a doença, o paciente deve se manter alerta para os sintomas que podem surgir. Caso apareçam alguns dos sintomas da apneia do sono é recomendável a procura de um especialista para fazer o diagnostico e dar inicio ao tratamento.

Dr. Marcus José da Silva Barros e Dr. Mark Makowiecky Otorrinolaringologistas ( Clínica Otto Sinus Hospital Daher. Telefones para consultas: 81336936- 82788533  Bárbara e/ou Luciana).

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Você é vítima de estafa mental?
Próximo post
O uso do Viagra entre jovens pode causar danos à saúde

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu