Distúrbio causa mudança de humor e queda hormonal em homens

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecido como “andropausa” é uma queda natural nos níveis de produção da testosterona. Geralmente apresenta-se em homens a partir dos 40 anos.

Cada manifestação do DAEM pode ser diferente. Alguns homens podem ter uma queda de testosterona maior que outros e alguns podem até desenvolver alterações fisiológicas. “Os principais sintomas desse distúrbio são o desânimo, aumento do colesterol, perda de massa muscular, diminuição do desejo sexual e disfunção erétil”, explica o Dr. Luciano Sempionato, urologista no Hospital Daher. Segundo o médico podem surgir apenas alguns desses sintomas, ou todos ao mesmo tempo. O homem afetado pode ser erroneamente diagnosticado com depressão, por isso é importante fazer o exame que ateste a queda do hormônio.

O tratamento é feito somente se o exame acusar a queda da testosterona e vier acompanhado dos sintomas. “Quando o paciente começa o tratamento com reposição hormonal – aplicando um gel no corpo ou injeção de testosterona, o organismo do paciente cessará a produção natural dos hormônios e, portanto, será necessário prosseguir com o tratamento por toda vida”, alerta Dr. Sempionato.

Existem algumas comparações da menopausa com a “andropausa”, mas a semelhança existe somente no nome. As mulheres quando nascem já têm uma contagem certa de óvulos, que reduzem a partir do primeiro ciclo menstrual, que quando não são usados na gestação são expelidos na menstruação. Portanto, quando chegam a um período da vida os óvulos acabam, o ovário perde a utilidade e a menopausa começa. Os homens, por outro lado, produzem a testosterona no decorrer de suas vidas até que a produção sofre uma redução e surgem os sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino.

É indispensável procurar um médico especializado para que o diagnóstico seja feito de forma correta e o tratamento seja apropriado de acordo com a necessidade de cada paciente.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Pneumonia mata mais que aids, malária e tuberculose
Próximo post
Exame de ultrassom pode indicar risco de autismo no nascimento

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu