Acne: Se não tratada pode causar manchas e cicatrizes

Os cuidados com a pele devem iniciar-se na adolescência, pois é principalmente nessa fase da vida que as espinhas e cravos começam a surgir. A acne desenvolve-se devido ao estímulo dos hormônios sexuais nas glândulas sebáceas, favorecendo a oleosidade da pele.
A secreção ocasiona o surgimento de cravos e espinhas, que afeta principalmente o rosto, costas, peitos e ombros. Por vezes, os comedões (cravos) se infeccionam e resultam em um aspecto de lesões cheias de pus: as espinhas.

Muitos ainda associam o aparecimento das acnes com a ingestão do chocolate, mas não há nenhum estudo que comprove que essa guloseima faça mal para a pele. Existem casos de pré-disposição genética que favorecem o surgimento das espinhas, mas isso dependerá do organismo de cada um.

Esse problema dermatológico possui cinco graus: “O primeiro se refere aos comedões (cravos), onde pontinhos escuros ou internos ocasionam na pele uma textura áspera. Na acne de segundo grau é comum surgir inflamações pequenas (espinhas) com pus. No terceiro grau são formados nódulos avermelhados, com lesões maiores e mais inflamados. O quarto grau é mais grave, ocorre a junção das lesões, deixando a pele cada vez mais inflamada. Já o quinto grau trata se de uma acne fulminante e grave”, afirma a médica do Departamento de Laser e Dermatologia Daher, Cibele Caminha.

Segundo a Dra. Cibele, as pessoas não devem espremer as espinhas: “A área atingida pode infeccionar e resultar em uma pele cheia de manchas, ferimento e até mesmo cicatrizes”. No caso de pessoas que possuem apenas os cravos, é recomendável uma limpeza da pele feita por um especialista.

Para prevenir o aparecimento das acnes é necessário hidratar a pele com produtos adequados, lavá-la com sabonetes neutros e usar diariamente o protetor solar. O tratamento dos graus um ou dois ocorre a partir de aplicações tópicas de loções e géis. Quando o paciente se encontra no grau três e quatro é aconselhável medicamentos orais, tais como antibióticos que devem ser utilizados sob orientação médica. Nos casos mais severos podem ser utilizados medicamentos orais com o acompanhamento médico adequado. Todas essas terapêuticas evitam o agravamento do quadro de acne e por consequência amenizam suas sequelas como as manchas e cicatrizes.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

2 Comentários. Deixe novo

  • Ótima matéria e ilustração! Acompanho sempre as matérias do Hospital Daher nas redes sociais e recomendo para os meus amigos. Parabéns a toda equipe de comunicação do Hospital. Um grande abraço.

    Responder
  • Ótima matéria e ilustração! Acompanho sempre as notícias do Hospital pelas redes sociais, e recomendo para os meus amigos. Parabéns a toda equipe de comunicação do Hospital Daher. Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Estudo: estresse causado pelo trabalho leva ao abuso de álcool
Próximo post
Acne: Se não tratada pode causar manchas e cicatrizes

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu