Consumir peixe reduz riscos de doença e é ideal para uma dieta saudável

Um quesito fundamental para manter a saúde em dia é ter uma alimentação correta, sem extravagância. Uma opção saudável é o consumo de peixes, pois eles são ricos em vitaminas B12 e contém inúmeros nutrientes: ferro, cálcio, fósforo, e em alguns o ômega 3. Para aqueles que ainda tinham dúvida, o peixe é um alimento saudável e com muitos benefícios à saúde.

A nutricionista do Hospital Daher, Yalle Nadinne, explica que os peixes são alimentos saudáveis devido ao baixo teor de gordura. “Muitos tipos de peixe fornecem 20% ou menos de calorias de gordura, fazendo dele uma ótima opção de proteína”.

E não para por aí, os benefícios desse alimento são diversos, ainda mais os que possuem ômega 3.  A inclusão do peixe no cardápio pode reduzir riscos de desenvolver doenças consideradas graves: diabetes, acidente vascular cerebral (avc), asma , artrite, declínio mental.

Peixes de água doce e salgada estão nos cardápios de restaurantes e livres para consumo, mas vale ressaltar que por serem ricos em ômega 3,  a cavala, arenque, sardinha, salmão e atum são considerados peixes mais nutritivos e saudáveis.

Cozido, assado, frito ou até mesmo cru os peixes são ingeridos. Mas deve-se ficar atento ao preparo desse alimento. A nutricionista aconselha: “dar sempre preferência para as preparações assadas, cozidas e grelhadas, pois frituras elevam o teor de gorduras prejudiciais e as calorias dos alimentos. Consumir alimentos crus é sempre um risco do ponto de vista sanitário”.

Todo alimento ingerido em excesso causa prejuízos à saúde, por isso é recomendável o consumo de duas porções de peixes ricos em ômega 3 por semana, além de associa-lo a  uma dieta saudável.

Veja abaixo o ranking dos peixes ricos em ômega 3:

Tabela

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