Estudo mostra que leite materno reduz resistência microbiana a antibióticos

16_22_54_852_fileUma proteína do leite materno ajuda a reduzir significativamente a resistência aos antibióticos desenvolvida por alguns patógenos causadores de pneumonias graves e outras infecções de difícil tratamento, revelou um estudo publicado esta quarta-feira nos Estados Unidos. A descoberta é promissora para enfrentar o problema das “superbactérias” resistentes aos antibióticos nos hospitais, como o ‘Staphylococcus aureus’ resistente à meticilina (SARM), responsável por um grande número de infecções hospitalares. Experiências em laboratórios e com animais demonstraram que esta proteína, chamada “Alfa-lactoalbumina humana letal a células tumorais”, conhecida como HAMLET, aumenta a sensibilidade de bactérias a vários antibióticos, como a penicilina e a eritromicina. Os efeitos foram tão pronunciados que as bactérias resistentes à penicilina, como o estreptococo da pneumonia e a SARM, recuperaram a sensibilidade aos antibióticos aos quais antes resistiam, explicaram os cientistas, entre eles, Anders Hakansson, da Universidade de Buffalo, em Nova York (norte). A pesquisa foi publicada na edição desta quarta-feira da revista PLoS ONE. A proteína HAMLET “tem o potencial de reduzir a concentração de antibiótico necessária para lutar contra as infecções e nos permite usar os antibióticos mais comuns contra os patógenos resistentes”, explicou Hakansson. As bactérias parecem ter grandes dificuldades para o desenvolvimento da resistência à HAMLET, morrendo em grande número, inclusive depois de terem sido expostas a esta proteína por muitas gerações, acrescentou. “Diferente dos tratamentos sintéticos, HAMLET é uma substância que se forma naturalmente no leite humano e não tem efeitos colaterais tóxicos observados comumente nos antibióticos mais fortes, necessários para matar patógenos ultra-resistentes”, disse o pesquisador. Por outro lado, HAMLET também tem sido objeto de pesquisa sobre seu uso em tumores cancerosos, especialmente os resistentes a outros tratamentos de quimioterapia. Fonte: R7]]>