Mais caro, feijão pode ser trocado por alimentos nutritivos que previnem doenças

10_39_49_28_fileCom a alta dos preços do feijão, a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa Meu Prato Saudável do Governo do Estado de São Paulo, sugere a troca do alimento por outros que têm a mesma qualidade nutricional, como a lentilha, vagem, soja e grão-de-bico. De acordo com ela, o cardápio muda, mas sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. — O ideal é consumir uma concha [de feijão] diariamente. E é possível preparar essas leguminosas da mesma forma como é feito o feijão. De acordo com a especialista, o consumo de leguminosas pode trazer a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e colesterol. Por causa da presença do ferro, o consumo de leguminosas ainda pode ajudar na prevenção e tratamento da anemia. — Além disso, as leguminosas têm antioxidantes, que previnem diversas doenças como o câncer e retardam o envelhecimento. Veja receita recomendada pela médica: Receita com grão-de-bico 1/2 kg de grão-de-bico 1 colher de sopa de vinagre de maçã 1 cebola 2 dentes de alho 3 colheres de sopa de azeite de oliva 4 tomates sem pele e sem sementes 1 colher de chá de extrato de tomate 3 xícaras de chá de água 2 abobrinhas raladas 2 cenouras Sal, pimenta a gosto 2 colheres de sopa de salsinha picada Deixe o grão-de-bico de molho em água com 1 colher de sopa de vinagre de maçã de um dia para outro, e depois esfregue com a mão para tirar a casca. Doure a cebola, o alho picado no azeite. Colocque o grão de bico, os tomates picado e o extrato detomate. Acrescente a abobrinha ralada e a cenoura descascada e picadas e o sal e a pimento Cubra com água e cozinhe por 45 a 60 minutos. Polvilhe com salsinha e sirva]]>

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