Salto alto e bico fino são os vilões da saúde dos pés

15_45_33_739_filePara muitas mulheres o joanete é mais que um problema estético. Além de dificultar o uso de sapatos de bico fino e salto alto, provoca dor e sensação de que o osso lateral do pé vai “saltar”. Segundo o ortopedista Luiz Fernando Bonaroski, do Hospital Nossa Senhora das Graças, essa deformidade no pé afeta principalmente as mulheres. — A cada cinco mulheres, uma possui joanete, sendo mais comum entre 40 e 50 anos de idade. Apesar de ser raro, pode também ocorrer em crianças. Nestes casos, o quadro é denominado hálux valgo juvenil. De acordo com Bonaroski, as causas do joanete podem estar relacionadas a fator genético, histórico familiar e tipo de pé. — A hipermobilidade articular, anatomia de algumas articulações do pé e doenças sistêmicas como, por exemplo, a artrite reumatoide, também pode causar a doença. Já o uso constante de sapatos de bico fino e salto alto é considerado a principal causa externa do problema. Para realizar o diagnóstico, é necessária avaliação clínica e exame físico detalhado. — Também solicitamos exames radiográficos para complementar o diagnóstico inicial, classificar o grau da deformidade e afastar outras doenças. O joanete é uma deformidade complexa, pois segundo o ortopedista, há vários tipos de sintomas para cada pessoa e o seu tratamento deve ser individualizado. — Levamos em conta as características do paciente e as possíveis técnicas cirúrgicas a serem empregadas. Segundo o especialista, o tratamento pode incluir o uso de sapatos mais macios e largos, medicações para alívio da dor, fisioterapia e uso de afastadores interdigitais. — Quando essas medidas não apresentam melhoras, indicamos o tratamento cirúrgico, cujo principal objetivo é obter o alinhamento do dedão ao primeiro metatarso, através de osteotomias (cortes nos ossos) e retensionamento de tendões e cápsula articular.]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

1 Comentário. Deixe novo

  • Eu tenho um Halux Valgus, é terrível, quando chegou a hora da minha aposentadoria , optei logo , nao por não me sentir em forma com meus 55 , mas pela dor dos joanetes, nos dois pés, compromentendo muito minha qualidade de vida e minha capacidade de trabalho…infelizmente os ortopedistas acham muito perigoso a cirurgia..fazer o que?!!?
    Acho que isso é predisposição genética atual, os antigos não chegaram a sofrer porque nao usaram os saltos altos, não dá pra ter um parâmetro nesse caso.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Cigarro mata quase 6 milhões de pessoas por ano, alerta OMS
Próximo post
Consumo de ômega-3 aumenta risco de câncer de próstata, revela estudo

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu