Quatro ou mais xícaras de café por dia impedem recorrência do câncer de próstata

A_small_cup_of_coffeeO consumo de café está associado a um menor risco de recorrência do câncer de próstata, de acordo com estudo de pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA.

Os resultados mostram que os compostos bioativos presentes no café e no chá podem prevenir a doença de retornar e atrasar sua progressão.

A líder da pesquisa Janet L. Stanford e seus colegas descobriram que os homens que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia experimentaram uma redução de 59% no risco de recorrência do câncer de próstata e / ou progressão, em comparação com aqueles que bebiam apenas uma ou menos xícaras por semana.

O estudo envolveu 1.001 sobreviventes de câncer de próstata, com idades entre 35 e 74 anos de idade no momento do diagnóstico, entre 2002 e 2005.

Os participantes responderam a perguntas sobre sua dieta e consumo de bebidas dois anos antes do diagnóstico do câncer de próstata por meio de um questionário de frequência alimentar e foram entrevistados sobre informações demográficas e de estilo de vida, história familiar de câncer e uso de medicamentos.

Dos participantes, 630 responderam a questões referentes à ingestão de café, se encaixaram nos critérios de acompanhamento e foram incluídos na análise final. Destes, 61% dos homens consumiram pelo menos uma xícara de café por dia e 12% consumiram uma quantidade maior: quatro ou mais xícaras por dia.

“Nosso estudo difere dos anteriores porque usamos uma definição composta da reincidência e progressão do câncer de próstata. Usando dados detalhados, nós podemos determinar se um paciente tem risco de recorrência ou progressão do câncer de próstata”, afirma o primeiro autor Milan Geybels.

Segundo os pesquisadores, as atividades biológicas associadas com o consumo de compostos fitoquímicos encontrados no café incluem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além da modulação do metabolismo da glicose.

Apesar dos resultados promissores, a equipe enfatiza que o café ou seus componentes ainda não podem ser recomendados para prevenção secundária do câncer de próstata antes que seu efeito preventivo seja demonstrado em um ensaio clínico.

Fonte: ISaúde

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Consumo de carne vermelha em excesso desencadeia Alzheimer
Próximo post
Manchas na pele podem indicar produção desigual de melanina

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu