Conheça os sintomas e tratamentos da Apneia Noturna

O distúrbio respiratório do sono, mais conhecido como apneia noturna, é uma doença neuromuscular caracterizada pela ausência de respiração que dura em torno de dez segundos durante o sono e ocorre mais de cinco vezes por hora. Segundo estudos científicos, a apneia do sono é mais frequente em pessoas obesas, com idade acima de 35 anos, e atinge cerca de 4% das mulheres e 9% dos homens. Seus sintomas são: roncos altos e frequentes, engasgos e sufocações durante o sono, sonolência exagerada durante o dia, cansaço e dor de cabeça ao acordar, dificuldade de concentração e armazenamento de memória, ansiedade, depressão, irritabilidade, obesidade e impotência sexual.

Difícil de ser diagnosticada, a apneia noturna provoca no organismo uma reação de defesa em que libera adrenalina fazendo com que a pessoa acorde sem que perceba os riscos que sofreu. Porém, essa liberação de adrenalina pode gerar uma série de outros graves problemas, como o estresse diário, riscos de infarto, alterações cardíacas, aumento de peso, acidente vascular cerebral e pode levar até a morte súbita, ocorrente no período noturno.

O Otorrinolaringologista Dr. Marcus Barros, que atende no Hospital Daher, explica que a causa da apneia é na maioria das vezes multifatorial sendo consequência do colapso ou de um grande estreitamento da via aérea superior que ocorre durante o sono. “O estreitamento e/ou colapso da faringe pode ser devido ao relaxamento da musculatura ao redor da faringe, excesso de tecido, hipertrofia adenoideana e amigdaliana, pálato alongado, língua volumosa e mais raramente tumores em região parafaringea”, afirma

O tratamento vai depender do grau da apneia do sono, que é avaliado através da polissonografia. O diagnóstico é feito após o acompanhamento do sono, realizado com aparelhos que analisam desde a respiração aos movimentos cardíacos. O tratamento, dependendo do diagnóstico, poderá basicamente ser perda de peso, aprimoramento da posição de dormir e uso de aparelhos durante o sono, que liberam pressão positiva auxiliando na respiração.­­­

­­­­­

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

1 Comentário. Deixe novo

  • Gostaria de saber se esse médico mencionado aceita plano de saúde Golden Cross? Tenho cansaço e muito sono durante o dia, muitas dores no corpo, dificuldade ao respirar, queda de cabelo, dormência no corpo. As vezes acordo no meio da madrugada e não durmo mais nada. Ou seja, minhas noites de sonos são pura pertubação. Uma vez ou outra durmo a noite toda e amanheço como se tivesse andado a noite toda.

    Preciso muito de ajuda!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Micose: Prevenção e Tratamento
Próximo post
80% dos pacientes com glaucoma buscam tratamento tarde demais

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu