Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

O Brasil ganhou uma nova cor neste mês, o azul. No dia 17 de novembro foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. E para simbolizar esta data, a Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Instituto Lado a Lado, promove a Campanha Um Toque, Um Drible, que tem como objetivo mudar paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque.

Uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que os homens possuem que tem, em média, de 25 a 30 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. E para evitar essa disseminação, é importante o diagnóstico precoce.

De acordo com Dr. Luciano Sempionato, Urologista do Hospital Daher, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, que inicialmente não apresenta nenhum sintoma, já o câncer avançado manifesta-se com dificuldades para urinar, sangramento urinário, além de dores intensas, relacionadas aos casos com metástases ósseas.

“As opções de tratamento variam de acordo com o estágio da doença e as condições clínicas do paciente. Nas doenças com diagnóstico precoce e localizadas (sem metástase), o melhor tratamento é a cirurgia, chamada prostatectomia radical, com chance de cura de até 90%. Temos também a opção de radioterapia e tratamentos paliativos com medicamentos e/ou cirurgia nos testículos (orquiectomia subcapsular), para o bloqueio da ação da testosterona (hormônio masculino) com a intenção de impedir a evolução do tumor”, explica Dr. Luciano.

A partir dos 40 anos, todos os homens que tenham algum caso de câncer de próstata na família devem procurar um urologista para avaliação da próstata, mesmo não apresentando nenhum sintoma aparente. Do contrário, a procura deve ocorrer a partir dos 50 anos. A consulta é essencial para fazer um diagnóstico precoce e prevenir a doença avançada, possibilitando um tratamento mais efetivo.

“A prevenção é feita com o exame de sangue (PSA) e o toque retal. Na presença de suspeita de câncer é realizada uma biopsia de próstata guiada por ultrassonografia para diagnosticar a doença. Devemos nos lembrar que os exames preventivos são extremamente simples e podem poupar muito sofrimento”, afirma Dr. Mario Chammas, Urologista do Hospital Daher.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Diabetes está sendo impulsionado por estilos de vida não saudáveis
Próximo post
Estudo associa uso de anticoncepcionais a risco maior de glaucoma

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu