Os Riscos da Trombose Venosa

Os fenômenos tromboembólicos são causados pela formação de coágulos sanguíneos nas veias, sendo mais comuns nos membros inferiores, podendo acometer várias veias. Isso ocorre por uma alteração na coagulabilidade do sangue e nos vasos sanguíneos periféricos, mas pode acontecer em qualquer veia do nosso corpo. O fenômeno da trombose venosa profunda ocorre com maior frequência nas veias da panturrilha e está associado, na maioria das vezes, com a presença de varizes, imobilidade por períodos prolongados ou seguida de traumas. A trombose pode também estar relacionada ao uso de contraceptivos orais, pós-operatório de cirurgias, fatores alimentares e uso de drogas que causam dependência.

O Ortopedista do Hospital Daher, Dr. José Wilson do Bomfim, explica que a doença se manifesta normalmente por dor interna na batata da perna, inchaço e aumento na temperatura local da panturrilha, a complicação mais grave é a embolia pulmonar, mas pode trazer outras consequências ao nível do cérebro, coração e para circulação periférica, com aparecimento de varizes e insuficiência venosa crônica. Os exames de imagem que controlam a trombose profunda são realizados atualmente pelo ecodoppler venoso colorido, um exame de imagem simples, indolor e de baixo custo.

O tratamento indica medidas terapêuticas e prevenção de sequelas, na terapêutica inicial é recomendado o uso de anticoagulante oral ou injetável, repouso, uso de meias adequadas, controle da coagulação sanguínea através de exames de laboratório e medicação.

Os exercícios de fisioterapia controlada e as medicações são fundamentais para a cura e para reabilitação do paciente em seu meio familiar e social. Parar de fumar, consumir de forma moderada bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos são as principais atitudes para prevenir o tromboembolismo venoso. Atividade física é fundamental para prevenção de doenças do coração e das veias.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Suco de laranja: aliado ou vilão?
Próximo post
Pintas são sinais clínicos que devem ser observados para não virar mal maior

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu