Excesso de proteína causa risco à saúde

Sabemos que a ingestão de proteínas é fundamental para o funcionamento do corpo, porém o consumo deste nutriente deve ser feito com atenção na quantidade ingerida, pois o excesso da proteína pode resultar em sérios problemas de saúde, como disfunções hepáticas e renais.

A quantidade de consumo de proteína depende da fase de vida de cada um. Segundo a Recommended Dietary Allowances (RDA), para um adulto saudável que não necessite de restrição proteica por causa de alguma patologia ou em casos de atletas, a necessidade diária recomendada de proteínas é de 0,8g/kg de peso corporal/dia.

A necessidade de proteína no organismo se deve a fatos como: Estruturais – proteínas são os contribuintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele, ou seja, essencial em todas as células; Catalizadores – contendo enzimas que catalisam certas reações químicas; Reguladores do metabolismo – hormônios; Sistema imunológico – anticorpos.

Nos casos de atletas que querem melhorar o desempenho ou a musculatura, e pessoas que querem perder peso ou ganhar massa magra e investem em uma dieta de proteínas, é aconselhável também o consumo, na medida certa, dos macronutrientes: carboidratos e lipídeos.

Quanto à troca da ingestão de proteínas por medicamentos, a nutricionista do Hospital Daher, Gianna Rosa, alerta que não existe nenhum medicamento que substitua a ingestão de proteínas. Há aqueles que auxiliam, porém o consumo depende da disfunção de cada indivíduo, sempre com acompanhamento médico.

Suplementos à base de proteínas não substituem completamente a ingestão dos alimentos que contém essa substância, pois alimentos fontes de proteínas possuem vitaminas e minerais que são fundamentais para o funcionamento do organismo. Os suplementos alimentares funcionam apenas como um complemento à alimentação.“Uma alimentação saudável é composta de macro e micronutrientes”, finaliza Gianna Rosa.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Dicas para quem deseja fazer uma cirurgia plástica antes do Carnaval
Próximo post
Doenças, medicamentos e jejum podem ser causas de boca seca

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu