Labirintite: sintomas e tratamentos

Responsável pela audição e equilíbrio do corpo, o labirinto está localizado na parte interna do ouvido e quando é acometido por infecções ou inflamações na otite média ou no trato urinário superior resulta em uma das principais causas da Labirintite, um distúrbio no ouvido que inclui irritação e inchaço na parte interna.

Também podem contribuir para o desenvolvimento da Labirintite as alterações metabólicas, que ocorrem entre os 40 e 50 anos, alto nível de colesterol e problemas de saúde que desenvolvam alterações nas artérias, reduzindo a quantidade de sangue que circula nas áreas do cérebro e do labirinto.

Hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites, consumo de álcool, fumo, café, estresse, ansiedade e medicamentos como: antibióticos e anti-inflamatórios são fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da Labirintite.

Os principais sintomas da doença são: vertigem (sensação de movimento constante), tontura, perda de equilíbrio, zumbidos no ouvido e perda de audição. Ao apresentar estes sintomas é importante consultar um médico, no entanto, há também os sintomas de emergência da labirintite, que alertam para um acompanhamento médico mais urgente, que são: visão dupla, vômitos persistentes, fraqueza ou paralisia, acompanhados de febre acima de 38 graus.

O médico otorrinolaringologista, Dr. Marcus José da Silva Barros, que atende no Hospital Daher Lago Sul, aconselha que diante do manifesto desses sintomas o ideal é sentar-se e procurar um ponto fixo para tentar manter o equilíbrio, o indicado é não deitar e evitar luz forte. “O tratamento da labirintite é a base de medicamentos que reduzem os sintomas, entre eles estão os vasodilatadores, antidepressivos e anticonvulsivantes. Aderir a hábitos como parar de fumar, praticar exercícios, ingerir muito líquido e controlar a ingestão de colesterol, triglicérides e glicemia, contribuem grandemente para qualquer problema de saúde”, alerta Dr. Marcus Barros.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Comece o dia com um copo de água e evite problemas nos rins
Próximo post
Se controle! Depressão e estresse aumentam o risco de infarto em mulheres

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu