Ele aquece, faz bem à saúde e mantém a boa forma. O chá é saudável e nas baixas temperaturas é a bebida ideal para mineiros e brasileiros se esforçarem para torná-lo um hábito de consumo. Reza a lenda que sua origem está na China, no ano 2737 a.C., quando o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore e algumas folhas caíram numa vasilha com água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, ele provou e adorou. Se é real ou não, pelo menos a história é interessante e tem ar romântico.
No entanto, o tratado de Lu Yu é conhecido como o primeiro registro escrito de caráter técnico sobre o uso do chá, no século 8, durante a dinastia Tang, que definiu o papel da China como responsável pela introdução da bebida no mundo. Da China, o chá conquistou o Japão por meio da cultura dos monges budistas, e esses países têm, tradicionalmente, uma cerimônia com grande significado. Aos poucos, esse o ritual da bebida aromática se espalhou por todas as partes. Na Europa, a referência mais antiga da literatura é atribuída a Marco Pólo, no relato de sua viagem.
É a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. E quando as temperaturas caem, o consumo aumenta, porque o chá, além de aquecer, traz a sensação de aconchego. Sem falar dos benefícios à saúde. Além oferecer nutrientes para o bom funcionamento do organismo, há indicações para insônia, digestão, estresse, emagrecimento… No entanto, vale a regra que exagero sempre é prejudicial e que, apesar de ser uma bebida da vovó, natural, tem contraindicações. Médicos, nutricionistas e personagens falam dos prós e contras, dão receitas, exaltam os aspectos saudáveis e alertam sobre os exageros. O conselho é apreciar com moderação.
CURIOSIDADES:
1) Na antiga China e Sibéria, o chá era muitas vezes utilizado como moeda de troca, tendo um valor tão elevado como o próprio dinheiro.
2) Estima-se que diariamente sejam saboreadas mais de três bilhões de chávenas de chá.
3)Maiores consumidores: Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Rússia, China, Irlanda, EUA e Reino Unido.
4) Existem cerca de três mil variedades de chá.
5) Durante a Segunda Guerra, soldados britânicos faziam uma pausa nas batalhas para saborear uma chávena de chá.
6) No Tibete, o chá é considerado uma bebida sagrada.
7) O chá preto é o mais produzido, consumido
e exportado no mundo.
Fonte: Saúde Plena]]>