Hospital Daher capacita colaboradores para a notificação de “eventos sentinelas”

 

Quem nunca ouviu uma notícia na imprensa sobre erros cometidos em situações do dia a dia de um hospital e outros ainda mais graves durante procedimentos cirúrgicos? Essas situações são chamadas de “eventos sentinelas”. Situações difíceis de serem explicadas às vítimas causam, ainda, frustração à instituição que existe para cuidar e manter a integridade física e a vida de seus pacientes.

O “evento sentinela” é a ocorrência inesperada ou a falha do processo envolvendo óbito, qualquer lesão física ou psicológica ou risco aos pacientes. O evento tem esse nome porque envia um sinal que requer atenção imediata (JCI 2014).

Para prevenir o problema, é necessário primar pela melhoria dos processos assistenciais, assim como promover medidas preventivas para garantir a segurança do paciente. É por este motivo que a gerência de qualidade do Hospital Daher irá promover, em setembro e outubro, o treinamento “Transformando eventos sentinelas em oportunidades de melhorias”. A proposta é orientar os colaboradores sobre a importância das notificações desses eventos.

De acordo com o gerente de qualidade do Hospital Daher, Clayton Sousa, identificar e entender os riscos de cada processo é a maneira mais eficaz de trabalhar as barreiras. “A mitigação dos eventos se dá através da implantação de barreiras, ou seja, protocolos de prevenção que minimizam tanto o risco do evento acontecer quanto o impacto negativo”, explica o profissional.

Mas não pense que esse é um problema que atinge somente os pacientes. Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), o evento sentinela pode resultar em danos para os clientes externos e internos da organização. “Desenvolver e implantar protocolos, realizar treinamentos periódicos e ter compromisso institucional com a segurança dos nossos clientes são, sem dúvida, recursos que contribuem para a proteção de todos”, reafirma Clayton.

“A mensagem é: na dúvida, notifique e ajude a melhorar a segurança do cliente saúde”, finaliza o gerente.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Colaboradores do Hospital Daher recebem Treinamento sobre Cultura Organizacional de Qualidade e Segurança
Próximo post
Vitamina D é vital para prevenir doenças

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu