Teste ergométrico

O teste ergométrico, conhecido popularmente como teste de esforço, serve para avaliar o funcionamento do coração durante o esforço físico. Ele pode ser feito na esteira ou na bicicleta ergométrica, permitindo que a velocidade e o esforço sejam aumentados gradualmente, dependendo da capacidade do indivíduo.

O teste ergométrico pode ser recomendado para avaliação clínica, diagnóstico ou prognóstico de pacientes portadores de doenças cardiovasculares, como a cardiopatia isquêmica, por exemplo.

Indicações para o teste ergométrico

As indicações para o teste ergométrico incluem:

Suspeita de doença coronariana estável; Investigação de dor torácica; Avaliação da curva da pressão, na investigação de hipertensão arterial sistêmica; Avaliação pré atividade física; Avaliação de repercussão de doença das válvulas cardíacas ao esforço. O médico pode solicitar o teste ergométrico quando o indivíduo tem sintomas cardíacos como dor no peito aos esforços, alguns tipos de tontura, palpitações, picos hipertensivos.

Preço do teste ergométrico

O preço do teste ergométrico é de aproximadamente 200 reais.

Contraindicações para o teste ergométrico

Em vigência de Infarto agudo do miocárdio; Angina de peito instável; Insuficiência cardíaca descompensada; Miocardite e pericardite; Gravidez. Preparo para o teste ergométrico

O preparo para o teste ergométrico deve ser sempre prescrito pelo médico que irá fazer o teste, mas geralmente são:

Não realizar exercício físico 24 horas antes de fazer o teste; Dormir bem na noite anterior ao teste; Comer alimentos de fácil digestão, como iogurte, maçã ou arroz, 2 horas antes do teste; Vestir roupa confortável para exercício físico e tênis; Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame; Levar uma lista com os remédios que toma. Antes de realizar o teste ergométrico, o paciente deve assinar um consentimento informado. Por isso, não o deve fazer sem ter esclarecido todas as dúvidas com o médico cardiologista.

O teste ergométrico deve ser realizado por médico cardiologista treinado para tal fim. Algumas complicações podem surgir durante o exame, o que exige do médico que está realizando, experiência em casos de imprevistos como arritmias, infartos e até mesmo, parada cardiorrespiratória.

Os resultados do teste ergométrico deverão ser interpretados por um médico cardiologista, que poderá indicar outros exames complementares como cintilografia miocárdica ou ecocardiograma com estresse e até mesmo um cateterismo cardíaco.

Fonte: www.tuasaude.com]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Diabete pode aumentar risco de demência em 50%
Próximo post
Vitamina D previne a osteoporose

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu