Pisada errada e má formação dos pés podem causar dores na coluna e no corpo

A formação dos pés e o jeito de pisar podem comprometer o alinhamento postural e estrutural do corpo, causando dores.

Pisar de forma errada pode desencadear diversos problemas na postura e nas articulações, provocando dores na coluna vertebral, joelhos, pernas e região lombar.

De acordo com o ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Júnior, muitas crianças com idade inferior a dois anos apresentam algum grau de pé plano flácido, decorrente da flacidez dos ligamentos, sendo que 90% dos casos são corrigidos com o crescimento. “As principais más formações que influenciam o jeito de pisar são as deformidades congênitas ou adquiridas, que mudam a anatomia normal do pé e que vão alterar o seu apoio no solo”, alerta. Outros fatores, como fraturas, diabetes e artrite reumatóide podem também promover a deformidade nos pés, que são os principais meios de sustentação e equilíbrio do corpo.

Segundo o médico, o uso de palmilhas e sapatos ortopédicos pode proporcionar mais conforto na caminhada para quem tem problemas mais leves. Já nos casos mais graves de deformidade – especialmente decorrentes de problemas adquiridos como fraturas, por exemplo – há recursos cirúrgicos de correção.

Avaliações postural e funcional e o teste da pisada (exame de baropodometria) são recursos mais utilizados para diagnosticar alterações na postura devido a má formação dos pés. O ideal é detectar o problema cedo para não comprometer o alinhamento postural e estrutural do corpo. Segundo o ortopedista, há diversos procedimentos para acertar a pisada.

Fonte: www.vidaequilibrio.com.br

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Fumar pode causar dor nas costas
Próximo post
Estresse na infância pode agravar depressão na vida adulta

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu