O II Congresso de Saúde do Corpo de Bombeiros Militares do DF e o V Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares e da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e CBMB aconteceram entre os dias 22 e 25 de outubro em Brasília, no Setor Policial Sul.
O tema dos dois eventos foi Saúde: proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente, voltados, exclusivamente, para os profissionais de saúde das Corporações militares.
Durante a abertura e dois dias de palestras, a discussão foi em torno das políticas de saúde para a melhoria da qualidade dots serviços, promovendo o bem-estar dos militares e dependentes.
Um dos apoiadores do evento foi o Hospital Daher, que esteve presente em todos os dias fazendo aferição de pressão e glicemia nos militares, além de estar representado em estandes com materiais informativos sobre prevenção de doenças e qualidade de vida, com distribuição de brindes aos participantes.
Para o diretor de saúde do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Osiel Rosa, o objetivo do encontro foi debater temas relevantes na área de gestão da saúde para melhorar os projetos já existentes. Ele também enfatizou a importância do apoio das instituições privadas neste tipo de evento. “Sem a parceria, o evento praticamente não aconteceria, por isso é primordial que esse apoio sempre aconteça”, afirmou o Tenente.
Para o Major Neuton Dornelas, um dos organizadores, os encontros buscaram agregar conhecimentos que pudessem propiciar uma melhor gestão administrativa de recursos para a área da saúde e de prevenção de doenças. Ele também acredita que, sem os parceiros, isso seria inviável. “Eles são peças-chave para tudo isso acontecer”, finalizou o Major.
Além da abertura e da recepção dos participantes, foram dois dias de palestras que discutiram temas como Visão geral sobre o Sistema de Saúde nas Forças Auxiliares: atualidades e perspectivas, O Transporte Aeromédico no Atendimento Pré-Hospitalar e O Sistema de Regulação Médica.
No último dia aconteceram ainda as Olimpíadas da Saúde 2014, com atividades recreativas e aulas de alongamento, vôlei, peteca, futevôlei, vôlei de areia, futebol society, basquete e natação, no Centro de Capacitação Física do CBMDF.