Postura cuidados podem evitar problemas e dor nas costas

Desde pequenos, nossos pais, professores e outros adultos nos orientam a manter a postura, sentar com as costas retas. Mas por que será que eles insistiam tanto nisso? Sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente bonito, também pode evitar dores e lesões na coluna.

E para quem se preocupa em manter a boa forma, ainda tem mais um motivo: a má postura gera aquela barriguinha indesejável. O Dr. José Wilson do Bomfim Lopes, diretor-técnico e ortopedista do HOSPITAL DAHER, explica de que forma isto acontece: “É comum a criança adotar má postura durante os estudos, em especial, no momento de fazer o dever de casa, quando, em geral, elas realizam atividades paralelas como assistir à TV, utilizar o tablet etc. Nos adultos, o mau hábito é o de assistir à TV deitado ou mal posicionado, mesmo quando no sofá da casa”, relata o médico. Ele ainda ressalta que o abdômen é um músculo que precisa de contração e fortalecimento, e quando a pessoa está com a postura ereta, ocorre este movimento, o que diminui a barriga.

Outro problema postural que pode causar dores e problemas é a linha do olhar abaixo ou acima do adequado. “No caso específico do olhar acima ou abaixo do horizonte visual, dependendo do tempo na mesma posição, pode haver uma contratura ou espasmo da musculatura paracervical, levando à fadiga muscular e dor, explica o Dr. Bomfim. Nestes casos, a dor acaba se concentrando na região do pescoço.

Com o uso cada vez mais massificado de computadores, smartphones e tablets, a preocupação com a postura precisa ser ainda maior. Ao se sentar na cadeira para usar o computador, por exemplo, a pessoa precisa ficar atenta para não se sentar sobre o sacro, na última vértebra da coluna, pois isso faz com que se force uma cifose em um local de lordose, o que pode mudar a curvatura da coluna, favorecendo, até, o aparecimento de uma hérnia de disco.

O Dr. Bomfim explica que o ideal é sentar-se corretamente e evitar movimentos indevidos, como entrar ou sair do veículo realizando movimentos que resultem em compressão ou rotação brusca da coluna lombar. “Esses movimentos de rotação da coluna lombar poderão resultar em alterações súbitas indesejáveis, ou seja, lesões dos discos interapofisários ou até mesmo degenerativas, o que resultará em dor crônica ou ainda hérnia discal”, completa o ortopedista. A prevenção de tais lesões requer a realização de movimentos coordenados e harmônicos em consonância com a atividade física regular, tais como: alongamento muscular, aquecimento muscular e atitudes posturais corretas. Assim, poderemos prevenir e manter uma coluna saudável.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
HOSPITAL DAHER – Qualidade na busca de uma vida mais saudável
Próximo post
Enxaqueca tem relação estreita com stress no trabalho

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu