Envelhecer com qualidade, um sonho possível

Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição das taxas de natalidade, o mundo passa a ser, cada dia mais, um mundo dos idosos. Envelhecer com qualidade de vida se torna, então, o grande dilema do século.

O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais, materiais. Mas, traz, também, consequências, como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas, como se alimentar e se vestir. É neste momento que entra em campo a fisioterapia geriátrica.

Esta modalidade da fisioterapia é um campo de atuação que busca a reabilitação dos pacientes e, ainda, a prevenção e a manutenção das funcionalidades na vida dos idosos. Nas atividades propostas pelo fisioterapeuta especializado em geriatria se utilizam técnicas como exercícios ativos, globais e que treinam o equilíbrio desses pacientes. De acordo com Arllen Junqueira, gestor da equipe de Fisioterapia do HOSPITAL DAHER, o importante neste perfil de paciente é envelhecer com qualidade de vida. “Não estamos preparando um atleta, muito menos realizando hipertrofia muscular, mas, sim, melhorando a nutrição das articulações, promovendo um favorável condicionamento cardiopulmonar, um aumento razoável da força muscular e sua manutenção, bem como auxiliando nas atividades básicas diárias, proporcionando uma melhora na saúde física e mental”, completa o profissional. Por isso, a fisioterapia geriátrica permite, ainda, proporcionar ao idoso que se aproxime da superação das suas limitações acometidas pela idade.

A fisioterapia geriátrica é indicada, principalmente, para pessoas acima de 60 anos, e não é necessário apresentar problemas de saúde para fazer as atividades, pois elas também são preventivas. São exercícios físicos e respiratórios que fazem toda a diferença. Arllen dá alguns exemplos de exercícios a serem praticados. “Para a respiração, sempre inspirar pelo nariz e, ao mesmo tempo, elevar os braços acima da cabeça e expirar pela boca, retornando os braços à posição normal. Já para os problemas posturais e de locomoção, é sempre bom destacar que o sono traz muitos benefícios, sendo que a maneira correta de dormir é de lado com um travesseiro da altura do ombro, debaixo da cabeça, e outro entre as pernas, e, sempre que for se levantar da cama, virar-se de lado, sentar-se na lateral e só depois se levantar, evitando, assim, exercer uma força exagerada abdominal que pode refletir sobre a coluna”. Ele também orienta que caminhadas leves e gradativas são bem-vindas, porém é preciso utilizar um tênis adequado e realizar alguns alongamentos, antes e depois, de acordo com orientações do profissional.

Arllen finaliza com uma dica para os pacientes que já percebem diferenças na sensibilidade e locomoção: “Primeiramente procure um profissional, nunca desanime, faça os exercícios dentro do seu limite, aumente gradativamente e espalhe aos colegas suas conquistas e incentive-os, faça a diferença e viva melhor a cada dia”, aconselha o fisioterapeuta.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Os 6 Benefícios do Feijão Preto para Saúde
Próximo post
O risco do uso sem orientação dos suplementos alimentares

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu