Atendimento multidisciplinar para pacientes com problemas na coluna é a novidade do Hospital Daher

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada no final de 2014, apontou, pela primeira vez, o número de brasileiros que afirmam ter um diagnóstico médico de problema crônico de coluna. A Pesquisa Nacional de Saúde mostrou que, atualmente, 27 milhões de adultos no Brasil possuem o problema, o que corresponde a 18,5% da população.

As doenças que acometem a coluna lombar e que provocam dores nos pacientes são as mais comuns. A incidência dessas dores é maior entre mulheres (21%) e menor nos homens (15%). O estudo também apontou que a doença crônica da coluna aumenta com o passar dos anos: entre os jovens de 18 a 29 anos, a percentagem chega a 8,7% e, nas pessoas acima de 60 anos, o índice alcança 26,6%.  E para quem tem mais de 65 anos, a percentagem é de 28,9%.

Nesse contexto, milhões de brasileiros que sofrem de doenças da coluna necessitam de tratamento especializado, o que requer gastos com medicamentos, cirurgias, internações, além de afastamento do trabalho e até do convívio social. Situação que onera o Estado, as operadoras de planos de saúde e o próprio paciente.

Com foco nesse cenário, ortopedistas, neurocirurgiões e fisioterapeutas farão parte do Centro Multidisciplinar para Atendimento a Pacientes com Dor na Coluna Vertebral do HOSPITAL DAHER.

O Centro, com implantação prevista para fevereiro de 2015, fará atendimentos aos sábados pela manhã. Os clientes saúde poderão ser encaminhados pelo Serviço de Emergência do Hospital ou, ainda, marcar consultas diretamente pelo call-center: (61) 3248-4848/3213-4848.

Para o neurocirurgião do HOSPITAL DAHER, Dr. Marcos Masini, a importância desse novo espaço é facilitar o tratamento dado aos pacientes com dor na coluna vertebral, integrando, em um só tempo, os profissionais que atuam junto ao paciente. “O diagnóstico se inicia por uma avaliação não invasiva realizada, simultaneamente, pelo médico e o fisioterapeuta, o que permite planejamento e maior agilidade do tratamento de acordo com o protocolo preestabelecido”, explica o especialista. Ele completa que esta sistematização permite um tratamento mais objetivo, rápido, eficiente e econômico.

O Dr. José Wilson do Bomfim Lopes, Diretor Técnico do HOSPITAL DAHER,  especialista em ortopedia e traumatologia e idealizador do Centro, acredita que iniciativas como essas são essenciais, pois viabilizam um trabalho integrado entre os diversos profissionais para um objetivo comum. “Desta maneira, o paciente não precisará deslocar-se à procura de vários especialistas ou diferentes clínicas. No Centro, o paciente terá a certeza de um atendimento completo e humanizado porque estará sob os cuidados de uma equipe interdisciplinar que dialoga entre si buscando alcançar os melhores resultados”, completa o Dr. Bomfim.

De acordo com o Diretor, ao decidirem por uma cirurgia, por exemplo, médico e paciente estarão respaldados tecnicamente e seguros de terem percorrido o protocolo exigido pela doença, diminuindo os riscos de insucesso e as condutas intempestivas.

Outros objetivos da criação do Centro são:

– Reduzir o número de exames complementares desnecessários.

– Diminuir a ansiedade do paciente quanto à sua doença e ao seu prognóstico.

– Prevenir e evitar o afastamento prematuro do paciente de suas atividades rotineiras.

– Permitir a interação com outras pessoas que passam pelo mesmo problema.

– Permitir a discussão dos casos clínicos entre os diversos profissionais.

– Humanizar o atendimento.

– Acelerar a recuperação do paciente.

– Reduzir o número de pacientes que chegam às cirurgias.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Especialista fala sobre sintomas da malária
Próximo post
Nível de triglicérides alto indica risco de derrame na fase pós-menopausa

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu