Testosterona baixa sintomas.

Saúde masculina: Veja sinais de que o índice de testosterona está em baixa

O efeito que os hormônios exercem na personalidade feminina é de conhecimento geral, principalmente na fase da TPM. Mas será que os homens também sofrem efeitos decorrentes da produção hormonal?

Pois bem, a resposta para essa pergunta é sim. A testosterona, que é o principal hormônio masculino, pode influenciar seu comportamento, seu físico e até o desempenho sexual.

No caso dos homens, no entanto, esses problemas eventualmente estão relacionados a um baixo índice do hormônio no organismo, o que embora ocorra mais comumente na velhice, também pode acometer homens mais jovens.

A seguir você poderá conferir alguns dos casos que podem indiciar um baixo índice de testosterona no organismo.

Perda de libido Esse é um sintoma que dá fortes indícios de que os níveis de testosterona estão baixos. É possível notar especialmente quando o indivíduo está sofrendo com impotência sexual ou disfunção erétil.

A falta de ereção matinal, por exemplo, pode ser um dos mais claros sinais. Vale ressaltar, porém, que os níveis baixos de testosterona por si só não podem ser responsabilizados pela falta de ereção, pelo que, outros problemas de saúde podem estar associados ao problema.

Cansaço excessivo A fadiga sem motivo é um sintoma comum quando os níveis de testosterona estão baixos. Isso ocorre porque a testosterona também está ligada à produção de energia no corpo, pelo que, com as taxas reduzidas é comum que o organismo passe a sentir cansaço maior.

É importante salientar, porém, que o cansaço e a falta de disposição devem aparecer juntamente com outro sintoma para que se revele indício de questão hormonal, do contrário, a tendência é que não haja associação com a falta da testosterona, podendo estar na verdade relacionada a outro problema de saúde.

Dificuldade em organizar ideias e memoria fraca A testosterona, também está diretamente ligada ao sistema nervoso, e isso inclui as áreas de concentração e cognição.

Por isso os baixos níveis de testosterona podem fazer com que o indivíduo tenha dificuldades em manter a concentração em determinadas atividades ou assimilar alguns conceitos, sofrendo até com a perda da capacidade de memorização de algumas coisas.

Dificuldade para ter músculos Por volta dos doze anos de idade os meninos começam a ter a produção de testosterona, por isso começam a ficar mais fortes e os músculos começam a ser definidos.

Entre os 20 e 30 anos os homens ganham um novo pico nos níveis do hormônio no sangue, pelo que, tendem a ganhar ainda mais músculos.

Se os níveis de testosterona estiverem baixo, no entnato, o homem terá dificuldade em criar tais músculos, principalmente no abdômen, podendo até mesmo perder massa muscular.

Acumulo de gordura corporal Quando as taxas de hormônios estão alteradas no corpo masculino, ele não apenas perde massa muscular como também ganha gordura corporal, principalmente na região abdominal.

Isso porque os músculos perdidos se transformam em gordura corporal, tornando-se mais visíveis na cintura.

Vale ressaltar que nesses casos mencionados, o mais recomendável é uma consulta médica para a medição do nível de testosterona. Nenhum procedimento de reposição hormonal ou outro cuidado deve ser realizado sem a recomendação e acompanhamento médico.

Fonte: www.r7.com

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Nível de triglicérides alto indica risco de derrame na fase pós-menopausa
Próximo post
Seis dicas para cuidar bem da audição

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu