Próteses realistas substituem orelhas deformadas

Técnica tem sido aplicada com sucesso em pacientes com microtia

Um em cada seis mil bebês que nascem no mundo têm microtia, uma anomalia congênita que faz com que uma ou duas orelhas sejam subdesenvolvidas.

Essas anomalias não têm causas conhecidas, mas são associadas a alterações genéticas, sendo que, em 90% dos casos, vêm acompanhadas de síndromes que causam deformidades em outras partes do corpo, como  face, coração, tórax, membros superiores e inferiores.

A doença é classificada em 4 graus de gravidade:

 – Grau I: existe o desenvolvimento normal do canal auditivo, mas  o pavilhão auricular é incompleto;

– Grau II: a orelha é parcialmente desenvolvida, mas com canal auditivo estreitado, resultando em considerável perda auditiva;

– Grau III: esta é a forma mais comum de microtia. Nela, o pavilhão auricular é ausente, apresentando somente uma pequena estrutura. O canal auditivo, bem como o tímpano, também não estão presentes;

– Grau IV: neste caso, não existe orelha nem canal auditivo.

O tratamento da microtia pode ser realizado de três formas: com a reconstrução com molde cartilaginoso, onde cartilagens e ossos do próprio corpo são utilizados, órtese, que é a inserção de uma prótese externa e a reconstrução de toda a orelha com um molde protético, que garante um nível de perfeição bem realista.

Segundo o cirurgião plástico e fundador do Hospital Daher, José Carlos Daher, a cirurgia tradicional, utilizando materiais corpóreos, é extremamente complexa, apresentando resultados discretos. “Dificilmente o profissional vai conseguir restabelecer o aparelho auditivo de forma perfeita. Mesmo assim é importante que a criança faça a cirurgia, já que qualquer melhoria vai impactar na autoestima”, aconselha. O médico também explica que essa cirurgia pode começar a ser feita a partir dos quatro anos de idade, quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção, mas, posteriormente, outras intervenções serão necessárias. “É importante fazer a cirurgia em três ou quatro tempos, para que o resultado fique mais próximo ao esperado”, explica.

Entretanto a substituição do processo cirúrgico por uma reposição total por meio de próteses ou órteses é a mais indicada pelo especialista. “É fundamental hoje em dia, como substituição, ao invés de cirurgia,  fazer a reposição total por prótese ou órtese. É possível desenvolver uma arte, já que os materiais plásticos são uma perfeição”, explica Daher.

Entre as vantagens indiscutíveis das próteses estão a rapidez, segurança e integração do molde ao canal auditivo, não representando nenhum desafio cirúrgico.

Entre as desvantagens estão a possibilidade da perda, que é mínima, e o fato de não mudar de cor com a variação das estações.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

19 Comentários. Deixe novo

  • Boa noite, gostei muito da matéria sobre o problema da microtia tenho um filho com esse problema e gostaria de saber como faço para marcar uma consulta e avaliar o caso para fazer o ajuste.

    Responder
  • Boa tarde esse tipo de cirurgia tem cobertura de algum plano de saúde?

    Responder
  • Meu filho tem dois meses e nasceu com microtia, gostaria de saber a partir de qts anos pode colocar a prótese é qual a duração.

    Responder
  • Bom dia!!
    preciso de orientação, pois tenho um irmão que sofreu uma acidente aos cinco anos de idade queimadura de 3 grau e perdeu as orelhas. precisamos de duas próteses de orelhas mas precisamos primeiro fazer uma correção.
    preciso saber quanto custa a consulta e quantos custa a prótese?

    Responder
    • Olá, bom dia!
      Por gentileza para maiores informações entre em contato conosco pelos telefones: (61) 3248-4848 ou 3213-4848.
      Agradecemos o seu contato.
      Att,

      Responder
  • ola meu filho nasceu sem a orelha direita gostaria de saber se tem protese sem precisar fazer cirurgia se fica igual a outra e como faço para adquirir ja que sou do interior do rio grande do sul obrigado e se sai caro qual o valor.

    Responder
  • Olá, gostaria muito da sua ajuda! Tenho orelhas muuuito grandes mas não orelhas de abano! Existe uma cirurgia para diminuí-las? Se não existir, eu posso substituí-las por próteses? Ps: elas me irritam muito

    Responder
  • Olá tenho uma deficiência na orelha esquerda de nascença.. gostaria muito de uma prótese.como posso saber mais do trabalho de vcs?o local que vocês estão localizados,valores,espero ansiosamente sua resposta, obrigado.

    Responder
  • Queria saber sobre a prótese como funciona e valores minha mãe sofreu acidente perdendo toda a orelha a vice três anos e não consegue fazer nada tem crise depressiva por conta de trauma e vergonha

    Responder
  • Meu filho sofreu um acidente e queimou 54/ do corpo devido um erro médico ele perdeu um pedaço da orelha e ele tem muita vergonha sofre Bully ele até usa uma faixa na cabeça com vergonha.Gostaria de saber sobre prótese

    Responder
  • MEU FILHO TEVE A ORELHA AMPUTADA POR ATAQUE DE CACHORRO, JÁ TEM 03 ANOS, ENCONTREI UM CIRURGIÃO MAS NÃO TEMOS O MATERIAL (SEGUNDO ELE PARARAM DE FABRICAR) ESTAMOS A PROCURA DA PROTESE DE SILICONE QUE UTILIZAM PARA RECONSTRUIR ORELHA, COLOCANDO POR BAIXO DA PELE SUBSTITUINDO O MOLDE FEITO DE COSTELA.
    FLAVIO MELO –
    (69) 993401868

    Responder
  • Olá gostaria de saber com foço pra agenda um consulta ,pois meu marido sofreu um.acidente de trabalho e perdeu parte da orelha , gostaria de sabe tema possibilidade dele usa um.prores de silicone.

    Responder
  • Bom dia meu pai fez uma cirurgia para amputação da orelha por motivo de câncer de pele, tem como fazer uma prótese de orelha no caso dele? Moro em SP tem alguma unidade desse hospital por aqui?

    Responder
  • Meu nome é Diana. Sou artista plástica e me especializando em prótese ocular. Fiz estágio como voluntária na UFMG durante dois anos e curso de prótese. Tenho grande interesse em fazer curso de prótese auricular. Gostaria muito se eu pudesse obter maiores informações.
    Grata.
    e-mail : dianafig@yahoo.com.br

    Responder
  • Nasci com uma mictotia, do lado direito.
    Gostaria de informação, sobre, consulta e a prótese,
    Por exemplo, o preço

    Responder
  • Eunice Rocha
    19/04/2020 14:50

    Boa tarde tenho um filho com problema na orelha, nasceu de uma gestação gemelar e com malformação na orelha ele tem 17 anos, gostaria de saber o valor da cirurgia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Quando devemos dosar o colesterol em crianças e adolescentes?
Próximo post
Embriões clonados geram células-tronco para diabetes

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu