Estudo: exercícios protegem o pâncreas das pessoas com diabetes

Um estudo conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que uma substância secretada pelos músculos em resposta ao exercício físico (a interleucina 6 – IL-6) aumenta a sobrevivência das células pancreáticas produtoras de insulina em um modelo de diabetes tipo 1.

Os resultados foram divulgados em artigo publicado no The Faseb Journal e também mereceram destaque na seção Research Highlights, da revista Nature Reviews Endocrinology.

“Além de reforçar a importância da atividade física no controle da diabetes, a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de drogas que simulem a ação da IL-6 no pâncreas”, disse Claudio Cesar Zoppi, pesquisador do Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da Unicamp e um dos autores do artigo.

A diabetes tipo 1 é provocada pelo ataque autoimune às células beta produtoras de insulina. À medida em que as células morrem, a produção do hormônio vai se tornando insuficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Estudos recentes já haviam mostrado que, em pessoas com diabetes tipo 1 e também tipo 2 (casos em que a produção de insulina é elevada, porém há resistência de certas células à ação do hormônio), a adoção de um programa de treinamento físico melhora a sobrevivência e a função das células beta.

Resultados da literatura científica também indicam que a atividade física não apenas torna o ambiente do pâncreas mais favorável à sobrevivência das células – reduzindo, por exemplo, a glicemia, a inflamação e os triglicérides – como também induz adaptações diretas nas células beta.

Fonte: www.uol.com

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Estudo testa em gêmeos peso de exercícios sobre saúde
Próximo post
Um coração agradecido é um coração mais saudável

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu