Homens diagnosticados com esse tipo de tumor e com um cardápio composto por carne vermelha, alimentos processados, laticínios gordurosos e grãos refinados possuem risco 2,5 vezes maior de morte
Seguir uma dieta ocidental – rica em carne vermelha e processada, laticínios gordurosos, e grãos refinados – aumenta em 2,5 vezes o risco de morte em pacientes com câncer de próstata. Por outro lado, uma alimentação saudável rica em vegetais, frutas, grãos integrais e óleos saudáveis possui um efeito protetor, com uma redução do risco em 36%. É o que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard e publicado na revista cientifica Cancer Prevention Research.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados sobre a saúde e a alimentação de 926 homens diagnosticados com câncer de próstata e os acompanharam por 14 anos. Durante o período, os participantes foram agrupados em duas categorias: aqueles que seguiam principalmente a dieta ocidental (mais gordurosa) e os que tinham uma alimentação balanceada
“Nossos resultados sugerem que seguir uma dieta saudável para o coração pode beneficiar os homens com câncer de próstata, reduzindo significativamente suas chances de morrer devido à doença” disse Jorge Chavarro, professor de Harvard e um dos autores do estudo.
Tomate
Rico em licopeno, a substância responsável pela sua cor avermelhada, o tomate tem intenso efeito contra o câncer, inibindo a proliferação das células cancerígenas. Estudos mostraram que o consumo frequente de tomate – fresco ou cozido – é um grande aliado sobretudo contra o câncer de próstata. Isso ocorre porque o licopeno protege as células da próstata contra oxidação e o crescimento anormal — duas características dos tumores malignos.
Alho
Estudos científicos mostraram que o consumo de alho pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o gástrico. Seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas se suicidam – e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.
Couve
A família das crucíferas (couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho…) é uma das mais conhecidas pelo seu potencial quimiopreventivo. Diversas pesquisas mostram que esses vegetais podem prevenir contra vários tipos de tumores, como de pulmão, de mama, de bexiga, de próstata e do aparelho digestivo. O fato é que a família das crucíferas tem alta concentração de glucosinalatos, compostos que, ao se romperem, dão lugar a isotiocianatos e indóis – nutrientes com propriedade protetora contra tumores.
Fonte: VEJA
]]>