Evento ocorreu no dia 14 de julho
Prestar um atendimento humanizado, esclarecer aos pacientes suas dúvidas, compreender suas expectativas e registrar adequadamente todas as informações no prontuário são medidas fundamentais tanto para uma boa relação médico-paciente, quanto para o resguardo jurídico do profissional.
Para auxiliar os médicos do Hospital Daher sobre os aspectos legais relacionados à profissão, foi realizada no dia 14 de julho uma palestra com o presidente da Comissão de Ética do Hospital, Dr° Claudenir Caldas, médico e bacharel em direito, que pôde esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
Segundo o diretor técnico do Hospital Daher, Dr° Wilson Bomfim, foi importante para os médicos do hospital participarem da palestra, pois através dela, eles obtiveram mais conhecimento sobre os seus direitos e deveres, e também de como se resguardar juridicamente. “Os profissionais precisam ter ciência de que as obrigações com seus pacientes são apenas de meios, de zelo e de prudência, e não de resultados. As relações nada mais são do que uma obrigação contratual”, explica. Ele também alerta para a importância de o médico se resguardar, arquivando todas as informações possíveis. “A medida é fundamental, pois, para que o paciente possa demonstrar que não foram cumpridas as obrigações contratuais, ele precisa provar que houve imprudência ou negligência. Com as informações contidas no prontuário, o médico poderá verificar se o cliente cumpriu com sua parte no contrato, ou seja, se acatou sua prescrição e as recomendações que o levariam ao resultado positivo esperado”, explica o diretor.