Férias escolares atrapalham rotina de hábitos saudáveis

Novo estudo mostrou que, nesse período, crianças e adolescentes consomem mais açúcar e menos vegetais. Além disso, os jovens também ficam mais tempo em frente à televisão do que no resto do ano

Crianças em férias escolares consomem mais açúcar, ficam mais tempo em frente à televisão e consomem menos vegetais do que no resto do ano. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia e publicado na última edição da revista científica Journal of School Health.

A pesquisa utilizou dados de um levantamento realizado com 6 453 crianças e adolescentes em idade escolar. Os jovens foram acompanhados durante o ano letivo e também nas férias escolares. Os pesquisadores então consideraram três medidas: o total de calorias consumidas por dia, número de porções de vegetais e a quantidade de açúcar ingerido. Além disso, eles também compararam os padrões de atividade física e alterações no tempo total diante da televisão.

Segundo os resultados, o comportamento dos alunos era pior, independentemente da renda familiar. Nas férias, eles assistiam, em média, 20 minutos a mais de programas televisivos e consumiam 85 gramas a mais de açúcar do que estão acostumados na rotina regrada. Curiosamente, a quantidade de atividade física não teve uma mudança significativa: eles praticavam cinco minutos a mais de exercícios em comparação ao período letivo.

“O ambiente escolar é essencial para estimular hábitos saudáveis nos jovens, como alimentação balanceada e atividade física”, disse Claire Wang, uma das principais autoras do estudo. “A partir dos nossos resultados, percebemos que as estratégias para prevenir a obesidade devem ser ampliadas para não ter efeito somente durante o ano letivo”.

Fonte: VEJA

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
27 de Julho Dia do Pediatra
Próximo post
Doença psiquiátrica na infância aumenta risco de problemas na vida adulta

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu