Pressão alta está associada a problemas cognitivos no futuro

A partir de informações coletadas pelo Estudo do Coração de Framingham, pesquisadores concluíram que quem sofre de hipertensão na meia-idade tem mais propensão a ter declínio cognitivo na velhice

Ter hipertensão durante a meia-idade pode resultar em problemas cognitivos décadas depois, ao atingir os 80 anos. Esses resultados fazem parte de um estudo publicado recentemente na revista científicaJournal of Alzhmeir´s Disease e realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

O levantamento foi conduzido a partir de informações coletadas para o Estudo do Coração de Framingham, que surgiu em 1948 com 5200 adultos. Os pesquisadores mediram a pressão arterial de 378 participantes do estudo quando eles tinham entre 50 e 60 anos de idade. Trinta anos depois, quando os voluntários já haviam ultrapassado os 80 anos, foi solicitado que eles realizassem testes para medir o desempenho cognitivo.

LEIA TAMBÉM: Por que a Holanda é o único país da UE que não engorda?

LEIA TAMBÉM: Fumo mata uma pessoa a cada seis segundos, alerta OMS

LEIA TAMBÉM: Alimentos fitness podem prejudicar a perda de peso

Os participantes que tiveram hipertensão durante a meia-idade obtiveram piores resultados nos testes que avaliaram a atenção e as funções executivas. “O declínio cognitivo é considerado uma consequência inevitável do envelhecimento e o avançar dos anos continua sendo o principal fator de risco para o desenvolvimento da demência”, afirmou Rhoda Au, autora do estudo. “Mas o controle dos fatores que impactam no envelhecimento cerebral, como a pressão arterial, poderá melhorar a saúde do cérebro e diminuir esse risco”, completou.

Fonte: VEJA

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Estudo comprova correlação entre obesidade e a ocorrência de câncer de mama
Próximo post
Gosta de salto alto? Melhor não usá-los por muito tempo

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu