Cirurgia plástica pode melhorar casos de Paralisia Facial

José Carlos Daher explica quando o procedimento pode ser feito

Choque térmico, traumas decorrentes de acidentes, AIDS, herpes, entre outros problemas podem provocar paralisia facial. Ela ocorre quando existe a perda de movimento de um ou dos dois lados do rosto, ocasionada pela lesão do nervo da face. Daí em diante, o sorriso passa a ficar torto, os olhos se fecham com dificuldade, as sobrancelhas ficam paralisadas e a boca perde a função de reter a saliva.

Além de o problema produzir uma deformidade muito marcante e de difícil solução, ele também pode fazer com que a vítima tenha a capacidade de se expressar comprometida. Dependendo do que tiver ocasionado a paralisia facial, a cirurgia plástica de reanimação da face poderá proporcionar, dentro de suas limitações, melhora no quadro do paciente e esperança de melhoria estética e funcional.

Segundo o cirurgião plástico e fundador do Hospital Daher, José Carlos Daher, quando as paralisias são causadas por algum trauma, como cortes ou acidentes, as cirurgias de reparo podem ser indicadas, dependendo da gravidade e da área afetada. “Cada caso tem que ser avaliado. As paralisias que ocorrem mais distantes do tronco do nervo facial, por exemplo, podem se recuperar espontaneamente com o tempo, sendo necessária apenas a orientação médica e a fisioterapia, que irá garantir a integridade dos músculos através de estímulos, para evitar que eles atrofiem”, explica. No entanto, o especialista conta que, se a lesão for no tronco ou próxima, o tratamento terá que ser cirúrgico, para a recuperação da anatomia do nervo. “A cirurgia pode ser feita por suturas ou enxertos. É importante ressaltar que, nesses casos, a reparação precisa ser feita o mais rápido possível, não podendo jamais ultrapassar um ano. Após o devido diagnóstico, o tratamento poderá ir desde o reparo direto da lesão, passando por técnicas de reinervação da musculatura da mímica facial, que tem como objetivo recuperar a parte afetada através de impulsos elétricos, até a utilização de transplantes e transposições musculares, onde um músculo do membro inferior pode ser utilizado para fornecer função muscular à face”, detalha.

Outro tipo comum é a Paralisia de Bell, que pode ser causada por vírus, como o herpes simples. Ela pode acometer qualquer sexo e etnia. Nesse caso, o vírus pode atacar o nervo facial, fazendo com que ele fique inflamado e inchado. Nesse tipo de paralisia, o cirurgião plástico José Carlos Daher não indica intervenções cirúrgicas. “O tratamento será clínico, o que geralmente é suficiente, uma vez que a possibilidade de que seja um tipo de infecção virótica é alta”, explica.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

43 Comentários. Deixe novo

  • Tenho uma filha de 21 anos que tem paralisia facial, como faço para agendar uma consulta de avaliação?

    Responder
    • Rodrigo Souza
      06/10/2015 14:30

      Boa tarde,
      Você pode agendar sua consulta pela aba em nosso site marcação de consultas online.
      Ou pelos telefones: (61) 3248-4848 / 3213-4848
      Atenciosamente.

      Responder
  • Bom Dia,

    Eu gostaria de saber se a cirurgia de paralisia facial é totalmente coberta pelo plano

    Responder
  • Tive paralisia bell devido herpes fiquei com uma sequela quando eu dou um sorriso só pucha de um lado gostaria de saber se a cirurgia plastica pode corrigir.

    Responder
  • Ola istou com paralisia facial, o que faco para corrigir meu sorriso.

    Responder
  • Boa tarde, desculpe-me pela indiscrição, mas, gostaria de saber em media quanto custa uma consulta neste hospital?

    Responder
  • Oi tenho 28 anos e tive paralisia de bell com 15 anos na época não tinha condições para fazer um tratamento tenho meu lado direito do rosto paralisado até hoje gostaria de saber se ainda tenho alguma chance de voltar ao normal pois sofro muito com isso desde já agradeço.

    Responder
  • Boa tarde, possuo paralisia facial devido a uma fibrose cística no nervo facial dentro do osso, fiz enxerto de nervo há 5 anos, mas não apresentei melhoras, existe outras opções para minimizar a paralisia?

    Responder
  • Olá, Dr.

    Minha mãe teve uma paralisia de Bell, há mais de um ano e ficou com sequelas que até hoje ela sofre, ficou com problemas no olho, sempre doendo e já passou por vários neurologistas e tomando medicamentos receitados não resolvendo. Qual o melhor tratamento para minimizar essa dor.

    Grato,

    Lauro
    Seabra- Ba.

    Responder
  • Ola. Amigo tem paralizia fiquei. Com. Aquelas sequelas quero. Saber. Como. Passo. Avaliacao

    Responder
  • Tive paralisia de bell ha 6 meses…ha 2 meses as melhoras cessaram..voltou bastante…mais a parte superior do labio lado esquerdo houve pouca melhora. Estou fazendo fisio e acupuntura..será q volta ao normal ou precisa de intervenção cirurgica e mais…ha essa possibilidade?

    Responder
  • Ola ba tarde dotor gostaria saber se posso recper meu soriso que perdi por uma paralisia facil por favor me responda

    Responder
  • Ola tive paralisia facial tem 9 anos fiz muita fisioterapia e nao fiquei totalmente recuperada . A cirurgia plastica resolve . Sou do interior da bahia como faço. Me ajudem pir favor

    Responder
  • Olá
    tenho 21anos,e desde que nasci sofro com a paralisia facial,fiz fisioterapia,mais nao voltou, sofri muito Bullying na vida \”ainda sofro\”tenho vergonha de sorrir para as pessoas, e gostaria de saber se uma cirurgia plastica ajudaria a voltar pelo menos um pouco mais os movimentos?

    Responder
  • Tive Paralisia facial tem mais ou menos uns 9 anos fiquei com sequelas quando dou risada. Gostaria de fazer uma cirurgia como faço sou do interior da bahia

    Responder
  • Ola, tive uma paralisia ha 14 anos atras no lado direito da face, a qual fiquei com sequelas e ha 20 dias tive outra, agora no lado esquerdo da face estou fazendo fisioterapia.
    Gostaria de saber se voces já viram um caso assim? se a cirurgia pode ser feita a qualquer tempo e qual o percentual de melhora dos movimentos?

    Responder
  • Boa noite, apos cirurgia pra retirada de um carcinoma mucoerpidemoide.por tras da orelha meu filho ficou com paralisia facial fizemos fizioterapia por 05 anos mais não corrigiu totalmente serà que tem chance com cirurgia plastica?

    Responder
  • Boa noite tem quatro anos que fiz uma cirurgia retirada de um tumor oi no crânio fiquei com meu sorriso torto isso me incomoda muito gostaria de saber se eu fizer essa cirurgia voltaria meu sorriso

    Responder
  • ola tenho paralisia facial há 6 anos tem como reparar?

    Responder
  • Tenho paralizia facial ha 28 anos devido ha uma lesao no nervo.gostaria de saber se tem como amenizar ou diminuir a paralizia…

    Responder
  • Tenho paralisia facial a 6anos consigo recuperar alguns% do movimento do rosto?

    Responder
  • Oi tenho paralisia facial de Bell a 2 anos Fasso aculputura e leiser a 1 ano não não voltou 100%ainda gostaria de saber se a algum outro tratamento para recuperar meu sorriso ?

    Responder
  • Ola boa tarde

    Minha filha de 05 anos nasceu com paralisia facial periferica sem o nervo 07 do lado direito.Quero muito que o Dr avaliasse o caso dela como fasso???

    Responder
  • Boa tarde
    Sou de Montenegro RS tive paralisia facial de bell a três anos fiz fisioterapia, choque e acompultura e fiquei com sequela sorriso só de um lado e olho com mais pequeno com pálpebra caida sofro muito ,gostaria de saber se tem uma cirurgia para melhorar meu sorriso e fisionomia .Desde já obrigado

    Responder
  • Ola,
    Tive paralisia facial devido ao herpes zoster a uns 6 anos. Grande parte dos movimento do lado direito de meu rosto voltaram, entretanto, meu sorriso ficou comprometido além do surgimento de movimentos involuntários . Gostaria de saber se ainda é possível melhorar essa situação. E como devo proceder para marcar uma consulta de avaliação?

    Responder
  • Boa tarde ! Tive paralisia facial ja faz dezessete anos, e fiquei com sequelas. o que faço pra recuperar meu sorriso?

    Responder
  • Olá, Já nasci com a paralisia facial em um dos lados do rosto. Meu sorriso é torto, pois só puxo por 1 dos lados. Mesmo com essa paralisia no rosto as vezes parecer q nem tenho ela por ser leve, já tenho 25 anos e tenho a paralisia desde quando nasci é possível corrigir?

    Responder
  • Estou com paralisia facial a 3 anos e preciso dessa cirurgia meu olho começou a incha isso é normal

    Responder
  • Olá tive paralisia facial a 1 e 2 meses não volto totalmente , queria saber se com a cerurgia pode voltar meu sorriso ?

    Responder
  • Ola tive paralisia de bell a 30 anos atras so q agora uma das buchecha ta ficando maio o q eu faço …

    Responder
  • Tive 04 paralisia facial, 2 vezes em cada lado do rosto. Tenho uma sequela em um dos lados do rosto. Tem recuperação? Sendo que a última foi 30 anos atrás.

    Responder
  • tive uma paralizia facial, faz anos, atraves de uma cirugia, retirada de um cisto benigno, fiz muitas ficio, mais nao resolvel,gostaria de fazer uma cirugia reparadora, pra voltar meu sorriso, me ajude..sou de fortaleza ceara, tenho plano de saude 23 anos,, e uma cirugia reparadora,acho da cobertura total….

    Responder
  • Boa tarde, Meu filho Felipe teve um Meduloblastoma com 15 anos, hoje está com 30. Como sequela da cirurgia ficou com paralisia facial e não fecha os olhos 100% e não produz lacrimas alem de não salivar corretamente e não conseguir fechar os lábios o que lhe causa problemas para se alimentar de forma correta ( tem que segurar o lábio inferior para comer ). Minha pergunta é se há possibilidades de recuperar pelo menos os movimentos da face e lábios.
    Muito obrigado.

    Responder
  • SABRINA SOUZA SANTOS
    26/09/2019 13:33

    Tive paralisia facial a 7 anos, sou muito cuidadosa com minha aparência,porém,as sequelas que ficaram me incomodam a me sentir melhor, poderia entrar em contato comigo?! Whats 73 98177 1352 .

    Responder
  • Vera Santos
    10/12/2019 22:14

    Boa Noite, tenho paralisia facial, por causa da retirada de um menigioma, fez um ano que sofro com o rosto torto, não sei mais o que fazer!

    Responder
  • Paulo Thuler
    21/01/2020 12:21

    dia uma cirurgia para retirada de tumor no defende o direito,fiquei com paralisia periférica está cirurgia foi realizada pelo doutro Paulo Niemyer filho a 13 anos,pode me ajudar?

    Responder
    • dahercir
      22/01/2020 17:35

      Olá! Entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4848 ou WhatsApp (61) 99911-1939 para saber mais informações.

      Responder
  • Ilda Alves Dos Santos Gomes
    15/03/2020 20:22

    Boa noite tenho paralisia facial ha quase 30 anos. Cada dia fica pior. Será que ima cirurgia poderia resolver parte do meu problema?

    Responder
  • Angélica
    21/05/2020 04:29

    Oi tive um acidente com 4anos de idade levei um tiro na nuca e depois disso tive paralisia facial gostaria de saber se tem alguma cirurgia para volta a sorrir normal pois quando sorrio fico com a boca torta sinto muita vergonha de sorrir como faço para saber se tem jeito

    Responder
    • dahercir
      28/05/2020 15:02

      Olá! Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4848 ou WhatsApp (61) 99911-1939.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Bichectomia
Próximo post
Dietas e stress são as principais causas da perda de cabelo em mulheres

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu