Novo protocolo aumentará chances de sobrevivência
O Acidente vascular cerebral (AVC) é uma síndrome neurológica frequente em adultos e uma das maiores causas de morte no mundo todo. A maioria dos sobreviventes apresenta sequelas, como a limitação da atividade física e intelectual, que representam um elevado custo social.
Para melhorar esse cenário, o Hospital Daher Lago Sul está implementando o Protocolo de Atendimento Diferenciado, que será aplicado nos clientes que procurarem a emergência da instituição com sintomas de AVC, como fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo ou fala enrolada. O Programa tem como objetivo agilizar o socorro a esses pacientes, uma vez que as chances de recuperação da doença são tempo-dependentes, ou seja, quanto mais cedo diagnosticada e tratada, menor será a taxa de mortalidade e de sequelas.
O paciente identificado com os sintomas, ao chegar na emergência, entrará em um sistema de atendimento imediato, no qual os especialistas identificarão a doença, farão exames, que levarão no máximo 40 minutos para ficarem prontos, e internarão o cliente. Ele terá um diagnóstico ágil e terapêutica específica e resolutiva em um menor tempo, possibilitando maior recuperação do quadro clínico.
O Diretor Médico do Hospital Daher, Dr. Vicente de Paulo, conta como a Instituição se preparou para dar agilidade ao processo: “Criamos uma estratégia de rápido atendimento, com uma equipe especializada de neurologistas e neurocirurgiões que farão um diagnóstico eficaz e assertivo, por meio de exame de imagem específico e seguro. O Protocolo de Atendimento vai padronizar e sistematizar o suporte técnico-científico aos clientes que apresentarem sinais do AVC, de forma interdisciplinar, a fim de minimizar o potencial risco de complicações”, explica.
Para o Dr. Vicente, a padronização do atendimento beneficiará os clientes com maior qualidade e segurança. “Todas as áreas da emergência estão passando por normatizações de rotinas, em busca de resultados mais eficientes”, garante.