Não caia nas dietas detox

Você fica um tempo bebendo sucos, tomando suplementos “naturais” ou comendo apenas certos tipos de verdura – e isso elimina toxinas do seu organismo. Será?

Os defensores das dietas detox dizem que elas ajudam a eliminar toxinas que vão se acumulando no organismo quando nós comemos alimentos processados, açúcar refinado e gorduras saturadas, por exemplo. O que há de errado nisso?

As pessoas que fazem afirmações desse tipo não conseguem nem nomear as toxinas a que se referem. As toxinas têm nomes, e os promotores do detox precisariam mencioná-los. se fizessem isso, seria muito fácil testar suas afirmações: bastaria escolher uma toxina, medir o seu nível no sangue e ver se a tal dieta, ou qualquer outra forma de detox, tem algum efeito em comparação com a ausência de tratamento. Mas essas pessoas não mencionam as toxinas [que a dieta supostamente elimina] por um motivo óbvio: elas sabem muito bem que o teste não confirmaria suas afirmações fraudulentas.

Mas há estudos mostrando que o chá verde contém catequinas, que ajudam a reduzir a gordura no sangue. E que o ômega 3 presente no salmão tem ação anti-inflamatória. Comidas como essas não ajudam a limpar as toxinas do corpo?

Claro que componentes naturais têm efeitos, mas eles não se devem à eliminação de toxinas. são ações anti-inflamatórias e antioxidantes, não têm nada a ver com desintoxicação. Fígado, pulmões, rins, intestinos e pele já fazem um trabalho perfeito na eliminação das toxinas. Uma dieta detox não vai fazer um trabalho que já é perfeito ficar melhor.

E quanto a ioga, massagens, máscaras e coisas do tipo? Elas também são inúteis para desintoxicar o organismo?

A ioga e as massagens podem funcionar de outras maneiras. No tratamento de dor nas costas, por exemplo. Mas elas não eliminam toxinas. Existe algum método sério, cientificamente comprovado, de desintoxicar o organismo? Se a pessoa é viciada em drogas, sim. Nesse caso, ela precisa de uma desintoxicação adequada – um tratamento que gradualmente a torne menos dependente daquelas substâncias [geralmente, esse tratamento envolve o uso de remédios que aliviam a síndrome de abstinência da droga] . É assim que o termo “detox” é usado na medicina convencional. Algo completamente diferente das dietas.

Na prática, o que acontece conosco quando fazemos dieta detox de 7 dias? Isso pode prejudicar a saúde?

O principal é que perdemos dinheiro, caindo num charlatanismo vendido por pessoas que só estão dispostas a faturar. Sobre a saúde, qualquer dieta pobre em alimentos essenciais resultará em síndromes de deficiência nutricional se for consumida por longos períodos. Mas o mais importante é que essas dietas provocam uma ilusão. A ilusão de que todos os nossos excessos podem ser equilibrados com alguns dias de “detox”. Elas promovem estilos de vida que não são saudáveis.

Se não existe dieta detox, qual o caminho para se manter saudável?

Se alimentar de forma saudável, ingerindo uma dieta variada e equilibrada. evitar comer e beber demais. Dormir e descansar o suficiente. e fugir desse charlatanismo detox – que não tem comprovação científica, mas tem sido altamente promovido em revistas, programas de TV e na internet.

Fonte: Super Interessante

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Teste para HIV chegará às farmácias brasileiras no ano que vem
Próximo post
As 20 Dicas Para quem vai Começar a Correr

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu