Como iniciar a prática de exercícios físicos de forma segura?

Começo de ano e hábitos mais saudáveis? Saiba como iniciar a prática de exercícios físicos de maneira segura

Ano novo, novos hábitos. O tópico: adoção de exercícios físicos regulares está na sua lista de promessas para 2016? Então veja as dicas para você adotar de vez uma vida mais saudável e começar uma atividade física sem riscos à saúde.​​

O mais importante é a regularidade, afirmam os especialistas , e para alcançá-la é fundamental que o prazer esteja presente. Muitos o associam à prática de exercícios físicos ao ar livre – e opções não faltam. Caminhadas, corridas, pedalar, jogar golf, tênis, basquete, vôlei, futebol, entre outras atividades são ótimas ideias. Mas como praticá-las de maneira segura e prática?

Para quem deseja iniciar um exercício físico é importante passar pela avaliação de uma equipe multidisciplinar da área da saúde. Atualmente, existem questionários que, se respondidos de forma sincera, podem ajudar a identificar alguns riscos e barreiras para a prática das atividades físicas.

Já exames como o teste ergométrico possibilitam estratificar riscos e auxiliam na prescrição de exercícios físicos, identificando a frequência cardíaca ideal para otimizar um treinamento.

Da mesma forma, cuidados com a vestimenta, hidratação, frequência da atividade, duração, saber respeitar suas condições atuais, prevenir lesões, além de buscar a orientação de um profissional de educação física são recomendações essenciais para a prática saudável e consciente de exercícios físicos.

O ideal para quem vai iniciar um treinamento é mesclar atividades com predominância aeróbia, para melhorar o condicionamento físico, com um trabalho de fortalecimento muscular para prevenção de lesões.

O grande desafio deve ser modificar o estilo de vida para uma condição ótima de saúde. Para tal, é necessário acrescentar ou eliminar alguns aspectos de seu comportamento e adotar efetivamente atitudes que possam melhorar a qualidade de vida.

O investimento é algo simples e prático, porém apresenta importantes benefícios em diversas áreas: aumento da disposição, controle e prevenção de riscos cardiovasculares, melhora da qualidade do sono, prevenção de dores e desconfortos articulares e musculares.

Mas lembre-se: disciplina e atenção são dois importantes aliados para que estes benefícios sejam percebidos, gradativamente, no seu dia a dia.

Fonte: SBIB

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