Memória humana é duas vezes mais rápida que um piscar de olhos

Recuperar uma memória episódica -uma memória pessoal, de algo que aconteceu com você-, era uma ação considerada relativamente lenta: meio segundo. Você sente um cheiro que te lembra de uma viagem que fez e essa informação vai para o hipocampo cerebral, onde é reconhecida. Lá, as células desencadeiam um padrão de atividade que coincide com a da memória. Tudo isso leva 150 milisegundos, ou a metade do tempo de um piscar de olhos.

A memória episódica é diferente da semântica. A última, refere-se a informações que não vieram de experiências pessoais, que são de conhecimento comum. Os nomes das cores, saber como manusear um objeto, por exemplo. “A memória semântica, como saber que Paris é a capital da França, não está vinculada a nenhum tempo ou lugar específico. Você raramente se lembra como ou quando você aprendeu essa informação”, explica o pesquisador da Universidade de Birmingham, Simon Hanslmayr. Já as memórias episódicas, analisadas no estudo, são eventos únicos com referência de espaço e tempo.

A pesquisa foi realizada com um eletroencefalograma, que monitora a atividade neural com alta precisão de tempo. Simon Hanslmayr pediu que voluntários se lembrassem da localização de um objeto na tela de um computador. Depois, ele rearranjou a organização, colocando o objeto no centro. Com isso, descobriu que foram só 150 milisegundos até que a memória do local original fosse formada. “A descoberta pode ajudar a entender condições psiquiátricas que envolvem a intromissão automática de memórias não desejadas. Existem várias casos em que poder interver e orientar memórias tarumáticas traria benefícios”, finaliza Hanslmayr.

Fonte: Super interessante

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Andar descalço provoca resfriado?
Próximo post
Ande como alguém feliz para ser feliz

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu