Saiba diferenciar cada tipo
Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira. O problema atinge, principalmente, pessoas negras e asiáticas e aparece com mais frequência nos ombros, tórax, na região que fica acima do osso esterno e nas perfurações de orelha.
O queloide é formado dentro dos tecidos e aparece geralmente após cirurgias, feridas ou queimaduras. Ele também pode surgir em decorrência de inflamações na pele causadas por acne, borbulhas ou piercings no nariz e orelha.
Mas muitas pessoas confundem o queloide com a cicatriz hipertrófica, que também fica alta e imperfeita. O cirurgião plástico e fundador do Hospital Daher, José Carlos Daher, explica quais são as características de cada uma. “A cicatriz hipertrófica é aquela que fica mais avermelhada no início e vai ficando branca com o tempo. Ela fica limitada à área do trauma, e, na maioria das vezes, regride com o tempo. Já a cicatriz queloidiana evolui diferentemente. Ela cresce e não para, se tornando parecida com uma grande couve-flor. Além disso, ela coça e dá uma sensação de ferroadas na pele”, explica o especialista.
A auxiliar de enfermagem Arly Macaúba, de 43 anos, sabe bem como é conviver com o queloide. Após passar por uma cirurgia cardíaca, há oito anos, ela precisou lidar por muito tempo com a cicatriz que, além de causar desconforto estético, a fazia lembrar-se do momento traumático pelo qual passou. “Depois da cirurgia, adquiri uma infecção hospitalar e precisaram abrir meu peito novamente, porque ela estava se alastrando. Meu médico me avisou que a cicatriz poderia piorar, e eu falei que tudo bem. Tive muito medo de morrer e não poder mais acompanhar o crescimento dos meus filhos que, na época, tinham 2 e 6 anos. Sofri muito e, toda vez que olhava para a marca, me lembrava desse momento”, conta. Passado o susto, ela decidiu procurar um especialista, seis meses depois da cirurgia, para melhorar a aparência da cicatriz. “Ele me receitou uma pomada e fez aplicações de corticoide a cada 21 dias. A marca não sumiu completamente, mas melhorou 80%”, comemora.
Segundo o Dr. Daher, existe hoje uma gama de tratamentos para o queloide “Ele tem que ser tratado como tumor benigno, com tratamento específico. Na maioria das vezes, é indicado o uso do corticoide de triancinolona injetável, que faz com que a cicatriz pare de coçar, quando for o caso, e murche. Dependendo do grau, é possível fazer a retirada por técnicas próprias de ressecção cirúrgica, que vai remover parte do tecido em excesso, e fitas adesivas de silicone, que vão comprimir a região operada, evitando a produção excessiva de colágeno e reduzindo o fluxo sanguíneo”.
Quando o paciente já tem histórico de queloide e vai passar por uma cirurgia, é recomendado que ele alerte o médico, para que ele possa tomar as medidas preventivas. Foi o que Arly fez quando precisou passar por uma abdominoplastia no ano passado. “Durante a operação, o cirurgião fez a profilaxia com uso de corticoide, e, depois, continuei fazendo o tratamento em casa. Mesmo tendo queloide, a cicatriz ficou quase invisível”, diz.
7 Comentários. Deixe novo
Eu fiz uma cirurgia fazem exatamente 4 meses,creio eu que é uma cicatriz queloidiana pois coça muito e ela tem uma tonalidade roxa,está muito alta e sinto muita vergonha de usar biquíni,pq ela é muito alta e feia me encomoda muito, não sei o que devo fazer ou qual decisão tomar em relação a essa cicatriz.
Quelóide no corpo todo, sem nunca ter queimaduras, nem se fez cirurgias ,o que é, quais as causas?
Olá! Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4848 ou WhatsApp (61) 99911-1939.
Furei a orelha e tive q retirar o brinco porque inflamou, começou a coçar onde tinha furado, depois de ter desenflamado, continuou a coçar e agora está grande parecendo queloide e isso ta me agoniando, coça muito ate vergonha tenho d mostrar a orelha. O que eu devo fazer me ajuda por favor.
Olá! Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4848 ou WhatsApp (61) 99911-1939.
Fiz Uma cirugia para retiradas da vesícula ha quase dois meses so que depois da retiradas dos pontos surgiu Uma queloide na cicatriz doe muito coça e arde e fica Muir alterada mesmo depois da pomada Kelisin que o cirugião mim indicou o que devo fazer?
Olá! Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4848 ou WhatsApp (61) 99911-1939.