Por que espirramos?

O espirro é uma reação involuntária do nosso organismo, provocada principalmente pela presença de micro-organismos em nossas vias respiratórias, isto é, no nariz, na garganta e na boca. Esses micro-organismos podem ser vírus ou bactérias, relacionados a doenças como gripes e resfriados, ou partículas como pólen e poeira, que incomodam bastante quem tem alergia a essas substâncias. Quando nosso organismo detecta a presença desses micro-organismos, providencia um espirro – um forte jato de ar que sai pelo nariz e a boca e pode chegar a até 160 km por hora! Junto com todo esse ar lá se vão os micro-organismos intrusos!

Para que isso aconteça, o nosso organismo aciona outras partes do corpo, além do nariz, da garganta e da boca. Quando o chamado nervo trigêmeo identifica a presença dos micro-organismos ou partículas irritantes, ele comanda a contração de músculos das costas e do abdômen, do tórax e das costelas, de forma a encher o pulmão com bastante ar. Depois, todo esse ar é expelido de uma vez só, em um sonoro atchim!

Mas nós também espirramos quando o sol bate diretamente em nossos olhos. Esse outro tipo de atchim é chamado de espirro de reflexo fóptico. Fóptico significa o que tem relação com a luz. Logo, esse tipo de espirro é provocado por estímulos luminosos, como o sol ou mesmo uma lâmpada muito forte. Isso acontece quando um feixe de luz chega de repente aos nossos olhos e estimula o nervo óptico, que então envia sinais para que o cérebro contraia a retina, protegendo-a dessa fonte de luz. Como o nervo óptico está localizado bem pertinho do nervo trigêmeo, acaba acontecendo uma confusão! O nervo trigêmeo também recebe o recado do nervo óptico, entende que está ocorrendo uma irritação nasal e providencia aquele sonoro atchim!

Fonte: Invivo

]]>

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Beba dois litros de água por dia
Próximo post
Quatro mitos sobre as dores nas costas

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu