O Centro de Oncologia e Terapia Infusional do Hospital Daher agora conta com hematologista. A chegada da especialidade complementa a abordagem multidisciplinar com enfoque integral. A hematologia é a especialidade que estuda o sangue, mais especificamente, os elementos que o compõe. Isto é, as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos e seus anticorpos, as plaquetas e as proteínas. 

Além disso, a hematologia é responsável pelo estudo da produção desses elementos celulares e seus locais de depósito. Só para exemplificar, medula óssea, baço, linfonodos e placas linfonodais. O médico  que escolhe fazer residência nessa área torna-se hematologista hemoterapêuta. 

As áreas de atuação do hematologista

Entre as principais áreas de atuação do médico hematologista hemoterapêuta estão consultório ou ambulatório, hospital, laboratório e agência transfusional. Dessa forma, como clínico, ele pode atuar em hematologia de doenças benignas, doenças malignas e até em transplante de medula óssea. 

Também faz parte de suas atribuições a coleta da medula para fins diagnósticos por meio da execução de mielograma e biópsia. O médico ainda é responsável pela coleta, processamento e transfusão dos hemoderivados do sangue. Só para ilustrar anemia, anemia falciforme, plaquetopenia, leucemia, linfoma, embolia, distúrbios do sangramento ou trombose, estão entre as doenças investigadas e tratadas por ele. 

Hematologia ou oncologia? 

O oncologista diagnostica e trata todos os tipos de câncer. A especialidade está voltada para a investigação da forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é a terapêutica mais adequada para cada tipo de neoplasia. Assim, o oncologista se ocupa da abordagem geral no cuidado com o pa ciente e tratamento do câncer. 

As funções são distintas, mas trabalham em parceria quando na intervenção em cânceres relacionados ao sangue e seus locais de produção e armazenagem, como a leucemia, o câncer de medula e o linfoma. Isso porque, o tratamento oncológico é personalizado e inclui diferentes abordagens. Ambos planejam e acompanham o tratamento do paciente, bem como discutem a escolha dos medicamentos e suas respectivas dosagens, periodicidade e duração. 

Quando procurar um hematologista 

O hematologista atua em todas as faixas etárias, por isso há hemato-pediatras e hematologistas de adultos. Normalmente, os pacientes procuram outra especialidade clínica mais conhecida e, só então, são encaminhados para o hematologista. No entanto, sintomas como mal-estar, cansaço e fraqueza podem ser evidências de problemas no sangue.

Ademais, sangramento de mucosas, como gengiva e nariz, manchas roxas na pele, tromboses, linfonodos inchados e alterações no resultado do hemograma também indicam a necessidade de uma consulta com  hematologista. 

O Hospital Daher oferece consulta com hematologista Dr. Luis Klaus Alves da Rocha em seu Centro de Oncologia e Terapia Infusional. Para agendar uma consulta basta entrar em contato pelos números: (61) 3213-4701 | (61) 99681-6671.

Saiba mais sobre o hematologista Dr. Luis Klaus Alves da Rocha 

O Dr. Luis Klaus Alves da Rocha é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e possui residência em hematologia e hemoterapia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS). Além disso, é mestre em hematologia e doutor em imunologia e leciona semiologia e hematologia na Universidade de Brasília (UnB).

O Centro de Oncologia e Terapia Infusional do Hospital Daher

O Centro de Oncologia e Terapia Infusional do Hospital Daher oferece diagnóstico e tratamento com uma estrutura completa, equipe multidisciplinar e assistência na emergência e UTI. As consultas, exames, cirurgias, internações e tratamentos são integrados para cuidar com dedicação do cliente saúde. 

Todos os cuidados são sistêmicos e ágeis, dos agendamentos e prescrições até exames e procedimentos. Esse enfoque integral é feito por meio de uma abordagem multidisciplinar que inclui os serviços de terapia medicamentosa, médicos de alta capacidade e suporte psicológico.

1 Comentário. Deixe novo

  • LUCIA MARIA SILVA SANTANA
    10/09/2019 15:05

    sobre a equipe da oncologia, fui muito bem tratada, com um ambiente acolhedor bem familiar. parabéns a essa equipe sobre a responsabilidade do Dr Caio.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Clique e marque