Segurança em cirurgia plástica começa nos cuidados gerais

Segurança em cirurgia plástica começa nos cuidados gerais
Cada tipo de cirurgia traz um risco, dependendo de sua natureza. Portanto, como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia plástica exige premissas para diminuí-los ao máximo. Assim sendo, a segurança em cirurgia plástica começa nos cuidados gerais para o ato operatório. A saber, o médico tem obrigação de fornecer ao paciente informações claras, completas e transparentes em cada etapa do processo.

O que determina a segurança em cirurgia plástica?

Tudo começa no pré-operatório, com a consulta e o histórico clínico. De tal forma que, de posse dessas informações, o médico vai montar o planejamento cirúrgico para o caso. A escolha de uma equipe bem preparada também é essencial para o sucesso do procedimento. Ademais, cada cirurgia plástica tem seu próprio protocolo cirúrgico — comportamentos e medidas que reduzem a ocorrência de incidentes e eventos adversos. Ou seja, desde o princípio, trabalha-se para diminuir ao máximo as complicações que podem ocorrer durante a cirurgia. Contudo, mesmo pacientes saudáveis estão sujeitos a eventualidades imponderáveis como alergia, por exemplo. Assim, o local da operação precisa oferecer condições de atendimento emergencial em caso de imprevistos, como UTI.

Como garantir segurança em cirurgia plástica quando o paciente possui alguma doença?

Se o paciente possui alguma doença pregressa, ele precisa ser avaliado pelo cirurgião em parceria com o médico responsável pelo problema. Assim sendo, a doença precisa estar sob controle e o médico responsável precisa emitir um laudo autorizando o procedimento cirúrgico. Antes de mais nada, é preciso considerar a importância da cirurgia plástica na vida do paciente. É necessário que médico e paciente avaliem em conjunto o risco aumentado do procedimento. Bem como as possibilidades de complicação que a doença em questão acrescenta à cirurgia. Tudo isso, para que o paciente possa analisar o custo-benefício de realizar o procedimento. Ademais, medidas complementares serão tomadas para prevenir quaisquer imprevistos.

Qual o papel do paciente?

O paciente é peça fundamental para garantir a segurança de seu tratamento. Quando da primeira conversa entre médico e paciente, ele precisa ser extremamente sincero sobre doenças, hábitos, histórico familiar e o que motivou o desejo da operação. Isso será complementado pelos exames a fim de esclarecer tudo o que for possível. Além disso, o paciente precisa seguir à risca as orientações do cirurgião para o pré e o pós-operatório. O acompanhamento regular da evolução pós-operatória também é fundamental. Afinal, os resultados finais da cirurgia plástica demoram alguns meses para serem vistos.

O que o Hospital Daher oferece para segurança em cirurgia?

O Hospital Daher oferece ao paciente não só instalações de primeira linha, certificadas, em nível máximo, pela Organização Nacional de Acreditação, como também estrutura eficiente e agradável, com acreditação em hotelaria. Além de toda aparelhagem necessária para evitar complicações, como UTI e hemodiálise. Ademais, o pré-operatório também pode ser feito no hospital, que conta com laboratório, centro de exames clínicos e cardiológicos. Por fim, é certo que as cirurgias plásticas estéticas e reparadoras eletivas raramente trazem riscos intrínsecos. E, de fato, é essencial que o cirurgião plástico seja um profissional especializado e experiente. Mas isso é apenas o começo de tudo. Todo o conjunto que envolve a cirurgia — pré-operatório, equipe, instalações hospitalares, disciplina pós-operatória —   contribui para o sucesso do procedimento.  
schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Centro de Oncologia e Terapia Infusional agora possui hematologista
Próximo post
Urgência e emergência: aprenda a diferença

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu
Clique e marque