Mieloma múltiplo compromete o funcionamento da medula óssea

mieloma-multiplo-compromete-medula

O mieloma múltiplo acontece quando os plasmócitos — células que produzem anticorpos contra substâncias e organismos estranhos — multiplicam-se de forma desgovernada e passam a comprometer o funcionamento da medula óssea. A doença pode acarretar problemas nos ossos, rins, sistema imunológico e contagem de células vermelhas do sangue.

O que é?

Uma neoplasia maligna, o mieloma múltiplo faz parte de um espectro de doenças que variam desde a gamopatia monoclonal de significado indeterminado até a leucemia de células plasmáticas. Isso porque o aumento dos plasmócitos afeta a produção normal dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Quais os sinais e sintomas do mieloma múltiplo?

A doença pode ser assintomática ou levar a complicações clínicas emergenciais. Assim, os principais sinais são dor óssea, fraturas patológicas, compressão da medula espinhal, fraqueza, perda de peso, indisposição, cansaço, confusão, sede excessiva, além de sangramentos, infecções de repetição ou prolongadas, hipercalcemia, insuficiência renal e neuropatias.

Fatores de risco

Pessoas com mais de 65 anos têm mais chances de desenvolver mieloma múltiplo. Só para exemplificar, outros fatores de risco incluem ser do sexo masculino, afro-americano e ter um membro da família afetado por este tipo de câncer.

Como é o diagnóstico?

Muitas vezes, a doença pode ser descoberta através do hemograma — um exame de rotina. No entanto, alguns pacientes podem ter como apresentação inicial as fraturas patológicas. As primeiras avaliações preveem hemograma e bioquímica, exame de urina de 24 horas, para pesquisa de excesso de proteína M, bem como a pesquisa da proteína M no sangue.
Também podem ser solicitados exames radiológicos como raios x e ressonância magnética. Além disso, é necessária a investigação da medula óssea através da biópsia, com coleta de material para estudo genético.

Qual o tratamento?

A abordagem clínica é direcionada para as queixas do paciente e para o tratamento do tumor. O objetivo é promover a remissão tumoral, alívio e controle dos sintomas. Essencialmente, passará por protocolo quimioterápico e, dependendo da idade e condições clínicas, transplante de medula óssea.

Caso o médico suspeite de mieloma múltiplo após os exames de rotina, é preciso que o paciente procure com urgência a avaliação de um hematologista.
O Hospital Daher oferece consulta com o hematologista Dr. Luis Klaus Alves da Rocha em seu Centro de Oncologia e Terapia Infusional. Para agendar uma consulta basta entrar em contato pelos números: (61) 3213-4701 | (61) 99681-6671.

Saiba mais sobre o hematologista Dr. Luis Klaus Alves da Rocha

O Dr. Luis Klaus Alves da Rocha é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e possui residência em hematologia e hemoterapia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS). Além disso, é mestre em hematologia e doutor em imunologia e leciona semiologia e hematologia na Universidade de Brasília (UnB).

O Centro de Oncologia e Terapia Infusional do Hospital Daher

O Centro de Oncologia e Terapia Infusional do Hospital Daher oferece diagnóstico e tratamento com uma estrutura completa, equipe multidisciplinar e assistência na emergência e UTI. As consultas, exames, cirurgias, internações e tratamentos são integrados para cuidar com dedicação do cliente saúde.
Todos os cuidados são sistêmicos e ágeis, dos agendamentos e prescrições até exames e procedimentos. Esse enfoque integral é feito por meio de uma abordagem multidisciplinar que inclui os serviços de terapia medicamentosa, médicos de alta capacidade e suporte psicológico.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
💛 Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. 😶 E o objetivo da campanha é conscientizar as…

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu
Clique e marque