Hospital Daher realiza palestra de atualização sobre o coronavírus

Hospital Daher realiza palestra de atualização sobre o coronavírus

O Hospital Daher acaba de realizar um ciclo de palestras para a “Atualização sobre o coronavírus”, o evento contou com a participação de diversos colaboradores em dias específicos e representante da diretoria médica, na pessoa do Dr. Juracy Cavalcante. O objetivo é levar aos colaboradores e parceiros Daher esclarecimentos sobre a doença e as medidas a serem tomadas em casos de suspeita de coronavírus. Além disso, o encontro também serviu para preparar a equipe para lidar com possíveis casos suspeitos do problema. 

De acordo com a Dra. Luciana Teodoro de Rezende Lara, infectologista do Hospital Daher, o coronavírus é uma doença respiratória viral, por isso não existe uma medicação específica para o problema e o tratamento é sintomático. “Estamos falando de um vírus novo e não sabemos como ele vai se comportar na população mundial. Na China, a mortalidade foi de 2%, e por isso houve um alarde. Mas isso não está se repetindo nos outros países”, esclarece. 

Ainda segundo a infectologista, ao contrário do país asiático, as outras nações puderam se precaver para o surgimento de casos suspeitos. “Por isso, pode ser que essa epidemia não se dissemine como foi na China”, pondera Dra. Luciana. É exatamente isso que o Hospital Daher está fazendo por meio das palestras. “Essa ação é importante porque visa preparar toda a equipe de saúde para uma atenção adequada em caso de algum paciente com sintomas suspeitos”. 

Como é definido um caso suspeito de coronavírus? 

Para que o quadro do paciente seja classificado como suspeito de coronavírus, obrigatoriamente, ele precisa apresentar febre, acompanhada de sintomas respiratórios, além de atender a uma das seguintes situações: 

  • Ter viajado nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, para uma área de transmissão local, ou seja, para a China; 
  • Ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Por usa vez, o protocolo para abordagem dos casos suspeitos depende da manifestação clínica do paciente e abrange medicação para os sintomas, recomendação de repouso, restrição ao ambiente domiciliar e até internação, em casos moderados a graves. “Apesar de ser um vírus novo, o coronavírus não tem se mostrado tão letal”, explica a infectologista. 

Como se prevenir

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a transmissão de diversos tipos de vírus, entre eles, o coronavírus. 

  • Lavar frequentemente as mãos; 
  • Utilizar lenços descartáveis; 
  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Evitar tocar as mucosas de nariz, olhos e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar o contato com pessoas doentes.

Sobre o Hospital Daher Lago Sul

Com quatro décadas de existência, o Hospital Daher Lago Sul consolidou-se como referência entre os serviços de saúde de Brasília devido a suas confortáveis estruturas, procedimentos modernos, seguros e eficazes e atendimento acolhedor, o que o torna mais do que um hospital: um centro de hospitalidade.

O cliente saúde Daher encontra nas amplas instalações do hospital qualidade em todos os serviços ofertados, como ambulatório com diversas especialidades médicas, centro cirúrgicopronto-socorroUTI e unidade coronariana, além de excelentes centros de oncologia e terapia infusionalcardiologiadermatologiacirurgia plástica, entre outros.

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Hospital Daher divulga edital para seleção de residentes em cirurgia plástica de 2020

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu