Hospital Daher recebe certificação da Anvisa por Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente

Hospital Daher recebe certificação da Anvisa por Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente

O Hospital Daher obteve certificação de Alta Conformidade no processo de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente – 2021, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O resultado é fruto de avaliação dos critérios estabelecidos pelo órgão, a partir dos documentos enviados e da regularidade das notificações dos eventos adversos e das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

A avaliação da Anvisa é importante para garantir o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde, além de contribuir para a minimização de riscos e prevenção de danos aos pacientes atendidos pelos serviços de saúde.

Avaliação positiva

“A Vigilância Sanitária do Distrito Federal parabeniza toda equipe do Hospital Daher que mostrou comprometimento com a formulação dos documentos que têm como objetivo a proteção dos pacientes por meio da implementação das práticas de Segurança do Paciente nos anos de 2020 e 2021”, informou a Anvisa em devolutiva enviada ao Hospital Daher.

Ainda de acordo com o documento, ‘os hospitais classificados como Alta Conformidade com as Práticas de Segurança do Paciente são divulgados em lista positiva no Portal da Anvisa, atualizada anualmente conforme avaliação’.

Para o Diretor Médico, Dr. Juracy Cavalcante, destacar o Hospital Daher como um Hospital referência em segurança e qualidade assistencial é resultado de um árduo, porém gratificante trabalho em equipe.” O modelo assistencial sólido, centrado no paciente, somado ao envolvimento da alta gestão tem sido um dos grandes diferenciais do Hospital Daher na conquista desse destaque na área assistencial”, afirmou.

NSP

O Núcleo de Segurança do Paciente  (NSP) do Hospital Daher é responsável por promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente. Atualmente, o Hospital Daher Lago Sul é um hospital com acreditação ONA nível 3 (excelência em acreditação) e ISO 9001.

O principal objetivo do NSP é promover e apoiar a implementação de iniciativas e ações voltadas à segurança do paciente, e colaborar com a organização e gestão de serviços de saúde, através da implantação da gestão de risco .

Segundo o gerente de Qualidade, Francivaldo Soares, esse reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe que se norteia pela aplicação das melhores práticas e ações voltadas à segurança dos pacientes e melhoria contínua dos processos.

Sobre a avaliação

A Anvisa promove anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA), a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente para hospitais com leitos de terapia intensiva. O objetivo é promover a cultura da segurança, uma vez que a avaliação enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.