Daltonismo afeta mais homens do que mulheres

O daltonismo – dificuldade de percepção das cores é causado pela ausência de células sensoriais na retina, (responsável pelo sentido da visão), ou por anomalias que são consideradas de origem genética. O daltonismo acomete mais homens do que mulheres, pois o gene do daltonismo está ligado ao cromossomo X, e os homens possuem apenas um X (XY), enquanto as mulheres são XX.

Por possuírem dois cromossomos X, a probabilidade das mulheres serem daltônicas é mínima, mas é possível, caso os cromossomos sejam recessivos. As pessoas daltônicas têm dificuldade em perceber as cores primárias (vermelho, verde, azul). “A dificuldade em perceber as cores primárias repercute na recepção de outras cores (espectros de cores laranja, roxo, lilás), afirma o oftalmologista do Hospital Daher, o Dr. Clênio Cristiano.

Para o daltônico, Célio Martins, os momentos mais difíceis de enfrentar aconteceram na época da escola. “Quando criança, na escola, era mais complicado. Acho que à época os professores não eram bem orientados a lidar com alunos como eu. Já tirei muita nota baixa em artes, por exemplo. Hoje em dia, eu levo a situação na brincadeira”, conta Célio, que ainda diz que na vida profissional nunca teve dificuldades e hoje é assistente administrativo de uma empresa privada.

De acordo com o oftalmologista, as pessoas já nascem daltônicas, quando tem pré-disposição. “As crianças nascem daltônicas, pois é uma transmissão genética, em geral percebida na idade pré-escolar (4-5 anos) devido à dificuldade em identificar as cores”, afirma.

O daltonismo não é prejudicial à saúde, e as pessoas daltônicas podem levar uma vida normal e saudável. Atualmente não há tratamento. “Não existe tratamento para daltonismo; mas existem softwares que fazem transformações de cores visando torná-las diferenciáveis”, conclui o Dr. Clênio.

 

schedule

Agende a sua consulta no Hospital Daher

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
Como beber mais água durante o dia
Próximo post
No Brasil, dor nas costas é a maior causa de aposentadoria por invalidez

Youtube Daher

Notícias Daher

share

Compartilhe:

mails

Receba nossas novidades:

Menu
Clique e marque
Eu não sou um robô.