Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil foi o país onde mais se fez cirurgias estéticas em 2019. No ano, cerca de 1,5 milhão de procedimentos cirúrgicos foram realizados no país, o que equivale a 13,1% do total realizado no mundo.
Dentre os procedimentos mais realizados, a lipoaspiração se encontra em primeiro lugar, correspondendo a 15,5%, seguido por aumento de mama (14,1%) e abdominoplastia (10,4%).
Se esses ou outros procedimentos são efetuados a partir da decisão responsável, com as expectativas condizentes com a realidade, o resultado pode trazer benefícios para a qualidade de vida da pessoa.
Outro ponto importante são os hábitos a serem adotados após a cirurgia plástica. O cirurgião plástico e fundador do Hospital Daher Lago Sul, Dr. José Carlos Daher, explica a importância da mudança de hábitos pós-cirurgia plástica.
O paciente precisa adquirir novos hábitos pós-cirurgia plástica?
O Dr. José Carlos Daher afirma que, ao fazer um procedimento estético, a pessoa deseja ficar bem consigo mesma, querendo um “upgrade” para a vida. Com isso, quando a cirurgia é bem sucedida, é normal que sejam acrescentadas novas coisas.
Como exemplo, o Dr. Daher cita a lipoaspiração. O paciente, que retirou as gorduras localizadas, leva consigo a informação de que deve procurar uma dieta mais saudável, mantendo o seu peso.
Da mesma forma, o paciente que realiza uma cirurgia de ginecomastia, e antes não se sentia à vontade com roupas justas, procura praticar esportes e hipertrofiar a musculatura.
Cirurgia plástica como gatilho para mudanças de hábito
O Dr. José Carlos Daher ainda afirma que: “a cirurgia plástica, muitas vezes, é um gatilho para que a pessoa melhore a sua vida futura e continue com hábitos mais saudáveis”. Com isso, ele conclui que inicia-se um ciclo em que o indivíduo busca melhorar sempre.
Cirurgia plástica em Brasília
O Dr. José Carlos Daher é referência em Cirurgia Plástica, sendo considerado pioneiro nesta área em Brasília. Além disso, é autor de várias técnicas originais publicadas no país e no exterior.
Ainda mais, é membro de diversas sociedades nacionais e internacionais de Cirurgia Plástica e Mastologia, além de ser um dos pioneiros mundiais nas técnicas modernas de reconstruções mamárias e pós-tratamento de câncer de mama.